Cota racial- Tema complicado !
 
            Tenho uma opinião formada à respeito, como a maioria também tem, e respeito os que pensam diferente, o tema é sim bastante complexo, e requer análise conclusiva, nada de usar o "achômetro" , pois não cabe.
             Sou contra as cotas raciais !  A igualdade se inicia quando equalizamos, deixamos a todos no mesmo plano ou no mesmo ponto de partida. Em uma sala de provas é assim que acontece, quando os examinadores corrigem as provas não vêem a etnia do candidato, apenas o que ele fez. Devem ser escolhidos os melhores , sempre , uma questão de mérito e justiça aos que mais se esforçaram.
             A implementação das cotas raciais vem de um pensamento de Aristóteles; " Tratar desigualmente os desiguais para se promover uma igualdade efetiva", ou seja ; o racismo é o que leva a uma igualdade. A teoria tem fundamento , pois quem sou eu para contestar o filósofo ?!  Esse pensamento usado por vários países foi distorcido, quanto ao seu entendimento.  O que ele quis dizer é que reconhecer os erros das desigualdades eleva o princípio da igualdade, o que é bem diferente.
              Sabemos que o Brasil tem 54% de pessoas negras ou pardas, além dos índios , e que essa maioria está na faixa mais pobre, então entendo que combater a pobreza é a solução, para atingirem o mérito por conta própria.
              Não gosto da palavra "preto", não é correta ao meu ver, para raça.  A cor é negra, pois só os portugueses usavam a palavra "preto" se referindo à  escuridão, considero pejorativo para pessoas.
               O tema me veio à cabeça após uma conversa rápida com o meu genro, onde eu lhe disse : " Sou contra as cotas raciais ", e ele respondeu que era à favor, alegando que os negro haviam sido arrancados da África e escravizados, então a sociedade estaria em dívida com eles.  Respondi; " Mas isso aconteceu há 130 anos , não estamos falando de escravos alforriados !" .
                A conversa não progrediu, ambos somos maduros para trocar a faixa do disco, e durante o churrasco em família isso era apenas um assunto à mais, e é até gostoso trocar ideias com as pessoas...fala-se de tudo um pouco.
                Não sou o dono da verdade, e nem o síndico embora sempre tenha opiniões bem fundamentadas, nem dou tiros no escuro.
   
              


 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 10/08/2018
Código do texto: T6414877
Classificação de conteúdo: seguro