EXEMPLOS

EXEMPLOS

Democracia robusta e abrangente lastreia-se na fortaleza das instituições.

Partindo dessa máxima, as instituições, além de suas atribuições constitucionais e funcionais, tem primordialmente, a obrigação de produzir e dar exemplos de princípios, conduta, retidão e impessoalidade em seu dia a dia e em suas decisões.

Ora, não é o que tem ocorrido nas diversas esferas de cada um dos poderes “constituídos”, senão vejamos:

. O poder executivo é ocupado por presidente e ministros, praticamente sem exceções, a defender-se de acusações de formação de quadrilha, improbidade, falsidade ideológica e ainda prática de atos vergonhosos, para fugir de atos não republicanos, procurando evitar virarem réus de suas estrepolias. Além disso, utilizam-se do poder para entregar-se a farras com dinheiro público através de cartões corporativos e o uso de bens públicos para atividades pessoais.

. O poder legislativo é um porto seguro para ladrões de todos os calibres e cores. Legislam apenas em causa própria, ou para satisfazer interesses de amigos e financiadores. Não seria inapropriado taxá-lo de o maior sangradouro de recursos. Em tempos em que as dificuldades de muitos são agravadas por poucos, que pouco ou nada fazem para reduzir a desigualdade, e porque não dizer a dignidade de todo um povo. Representatividade é o que menos exercem, são párias ou marginais protegidos por fóruns indecentes.

. O poder judiciário, que tem o dever de zelar e garantir a lei maior e o arcabouço para a construção de uma sociedade em cidadania plena, funciona como uma rede protetora a corja política e suas gatunagens, a defesa de ideologias funestas, a manutenção de privilégios inaceitáveis, e a medida de sua atuação, estimulam crimes e malfeitos graças a sua atuação deplorável. Sua instância maior não cansa de espalhar exemplos nada dignificante de condutas, que poderiam ser listadas às dezenas, mas cabe apenas ressaltar algumas de grande expressão, refiro-me a manutenção de auxílio moradia e mais recentemente a aprovação ( embora sujeita a aprovação do Senado Federal ) de aumento em seus vencimentos.

Assim, não à toa, surgem neste período eleitoral os salvadores da pátria a esquerda e a direita, porém nada mais são do que mais do mesmo, num país entregue ao descaso, ao crime, a corrupção, a ignorância, a incompetência e ao futuro que nunca chega.

Precisamos, mais do que nunca, de gente séria, comprometida com o coletivo e que irradie, mais do que nunca, EXEMPLOS de atitudes e posturas íntegras e capazes. É a única saída, salvo algum aeroporto internacional, para algum destino nem sempre aprazível.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 10/08/2018
Reeditado em 10/08/2018
Código do texto: T6414989
Classificação de conteúdo: seguro