Vocação, lampejo, vício...

Acho que toda pessoa posui algum tipo de vocação (ou, vá lá que seja, talento). Pode ser limitada, acanhada, fraca, mas todos sabemos o que "levamos jeito", como dizia minha avó paterna. E o que fazemos com prazer. Em outras palavras: qual é a tarefa, coisa, obrigação, diversão ou seja lá o que for que fazemos mehor e com mais satisfação. Mesmo que o feito seja uma mera gambiarra

Alguns gostam de cantar, outras de tocar um instrumento, há os que pintm, esculpem, cozinham, mexem com máquinas e motores, eletricidade, desenho e etc e tal e coisa. E há, claro, os que acham que a sua praia é a escrita, mesmo sem ser bons nadadores.

Tem mais: alguns são mais privilegiados, são aqueles que conseguem fazer e gostam de fazer várias atividades, há aqueles que cantam, tocam, escrevem, cozinham, enfim, são polivalentes. Esses são uns arretados, mesmo que nesss atividades não sejam bambambãs.

Compreendo - e talvez esteja no rol deles - aqueles que mesmo nao possuindo vocação de verdade, sentem u prazer extraordinário exercendo, embora de forma quase rudimentar, determinada arte, de forma primária, pixototinha, possuindouma mera vocaçaozinha, mas, semforçar muito a barra, tentam desenvolvê-la. É um direito, qando lá dentro deles bate um lampejinho, poke!, eles mandam brasa.

No meu caso particular, despertei para tentar a escrita incentivado pela leitura de ficção, os cnotos e romances, fui colocando nopape minhas impressões sobre os livros que lia, exercitando, portanto, a escrita. Depois foique comecei a escrever os comentários par o rádio e as crônicas para os jornais da terrinha. Como sempre fui um leitor meio voraz e, sem falsa modéstia, um bom leitor, sei que oque escrevo não é literartura, mas apenas maltraçadas, escritos matutos, causos, desabafos,confissões, mas adoro fazer isso, faço isso com carinho, ternura, amor. Gosto de escrever. Mais: escrever para mim não é mais nem uma diversão ou hobby, mas um vício. Si, um vício gostoso demais. Ningupem ais do que eusabe das mihas limitações, mas hermans e hermanos, faço oque gosto. E priu.

Acho que é devido a sentir prazer na escrita que gosto tanto do que disse o saudoso Eduardo Galeano numa entrevista:

"Escrever é a única coisa que consigo mais ou menos. Então não posso viver sem escrever. Porque além do mais, eu gosto. Para mim não é suplício. Escrever é uma festa".

Disse tudo: escrever é uma festa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/08/2018
Código do texto: T6415322
Classificação de conteúdo: seguro