Ser Pai

Ainda que não tenha, por nove meses, gestado o filho na barriga; ainda que não tenha passado pela, às vezes dolorosa, experiência do parto; ainda que não tenha, durante noites mal dormidas, amamentado o rebento cuja co-autoria é sua; ou ainda até que, biológicamente, não tenha contribuído com a formação daquele indivíduo, ser PAI, igualmente como aquela que por tudo isso passou, é ser tão responsável pelo filho que veio ao mundo, como a mãe mais dedicada e amorosa.
Mais do que provedor, o PAI é o esteio da família, é o pilar mestre que sustenta a estrutura familiar e lhe dá suporte; é a referência na qual os filhos se espelham para nortear suas decisões; é o farol que ilumina o caminho que os filhos deverão seguir a seu talante; é o exemplo primeiro que os filhos enxergam para se tornarem pessoas de bem.
Um PAI responsável deve velejar à frente dos filhos mostrando-lhes como fazer e onde ir, depois disso sua missão estará cumprida e os filhos navegarão por seus próprios meios e escolherão seus destinos, cabendo ao PAI apenas acompanhar o progresso dos rebentos e torcer para que eles sejam felizes nas suas escolhas.
Um PAI responsável dá liberdade para que seus filhos vivam a vida que escolheram, mas, sobretudo, permite que seus filhos sejam eles mesmos.
O dia dos PAIS é quando nós, PAIS e filhos, devemos trazer à memória que os PAIS de hoje foram os filhos de ontem e que os atuais filhos, poderão ser os PAIS de amanhã.
Homenagem a todos os PAIS, e que os filhos lhes sejam tão bons quanto estes desejam que seus futuros filhos se tornem.
Jair Lopes
Enviado por Jair Lopes em 11/08/2018
Código do texto: T6415969
Classificação de conteúdo: seguro