Justiça e Humanidade

A justiça jamais pode agir e existir sem estar em consonância com a humanidade. Mais: a justiça não é algo particular, próprio, mutante, ou uma forma de agir que muda de acordo com a ocasião ou com o querer de graúdos ou grupos. A justiça é um bem da humanidade. A justiça é a consciência universal. Ela está mais na humanidade do ser humano do que nos códigos, dogmas e leis.

A justiça amais pode ser cruel. A ustiça tem por obrigação ser justa. Eem certos casos misericordiosa. A ustiça não podee ser usada para extravasar rancores, óios ou como agente de tenebrosas trasações.

A justiça não está nas togas e nem nos rituais, nem nos arroubos prolixos de juizes parciais, nem nos humores de seus agentes. A justiça tem que ser consciente.

Posso estar falando de algo em que spu leigo, mobral, primário, sem lenço e sem documento, mas é o que penso, e se penso digo, digo e assumo. Não respeito justiça crue e nem parcial.

Para encerrar esta arenga vou citar o que disse o Prêmio Nobel de literatura, de 1970, Alexander Solzhenitsyn, que sofreu uito vítima da "justiça" totalitária: "Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça".

É uma verdade abissal. Uma verdade que iluina os justos e uma verdade que encandeia os injustos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/08/2018
Código do texto: T6416195
Classificação de conteúdo: seguro