PAI, UMA  PALAVRA MÁGICA - FILHO, UMA ESCOLA DE VIDA




 
O pai de hoje  foi o filho ontem e se ainda não é será o vovô de amanhã. Pai é uma palavra mágica que serve para definir inúmeras situações e posições do homem, no sentido literário quanto à definição de sexo masculino.
A posição de pai em grande parte das vezes e representada ou assumida por um tio, um irmão mais velho, o avô, o patrão, o padrasto e até um grande amigo do próprio pai biológico quando este partiu para o outro plano espiritual.
Um pai muitas vezes é combatido, maltratado, humilhado pelo seu próprio  rebento, mesmo assim não esmorece. Segue em frente com as atitudes compatíveis com a sua posição protegendo e orientando, pois sabe que um dia o seu filho desnaturado também poderá  ser pai e ira beber dos mesmos  sucos doces ou dos venenos amargos.
O filho amoroso e bem educado ama Deus sobre todas as coisas no universo e ama o seu pai na Terra. Aqui me refiro a todo e qualquer pai, independentemente do laço consangüíneo, biológico ou não.
Eu sempre pensei e penso que os nossos filhos são verdadeiros presentes de Deus e que se transformam numa escola de vida para todos os homens. Através dos filhos é que aprendemos ser mais tolerantes, mais responsáveis, mais amorosos, mais respeitadores, mais trabalhadores e um mundo de outros “mais”. Através dos filhos descobrimos até que Deus existe e que sempre está entre nós.
Está é a minha crônica para homenagear todos os pais  do mundo neste dia em que se comemora no Brasil o dia dos pais.
“ CLEMENTINO, poeta e músico de São Sebastião – SP/BR “



 
Nota deste poeta:
 
Já se completaram mais de trinta e um anos que o meu pai querido foi embora para a Pátria Espiritual, mas na minha memória é como se ele estivesse presente tal foi a nossa convivência amorosa  de pai e filho.