Um café saudável

Dona Maria, uma senhora de mais de sessenta e cinco anos, muito meiga, muito educada e muito carismática. Gostava ela de ir ao mercando quase todos os dias. Era sol, era chuva, era vento e até nos dias muito frios, lá se ia Dona Maria comprar seu pãozinho quentinho. Também ela foi criada na roça e veio morar na cidade, porém não esqueceu suas tradições culinárias. Na padaria, gostava de comprar, além de seu pão de sal, era admiradora de broas, rosquinhas, bolos e até bolos de aniversário.

Em um belo dia, como de costume, ela foi, porém não encontrou sua padaria favorita aberta. Ficou decepcionada, mas o motivo, logo averiguado por ela, foi o falecimento de um membro da família do dono da padaria. Seria o pai e o irmão. Ambos se envolveram em um acidente automobilístico fatal. Foi muito triste.

Meio triste, pensou em fazer algo especial para seu lanche da tarde.

No supermercado, foi logo procurando a farinha de trigo, o fermento, os ovos e outros ingredientes. Pensou em fazer algumas roscas caseiras. Uma boa opção. Com os ingredientes e outros objetos necessitados, Dona Maria dirigiu-se para sua residência. O sol estava dando lugar a nuvens escuras. O vento soprava bastante forte a ponto de levantar dejetos de papéis, poeira, sacolas plásticas e alguns lixos da calçada. Apressou-se para não molhar. Assim que chegou, a chuva começou a cair.

Quando preparou as roscas e elas já estavam no ponto de serem devoradas, Dona Maria recebeu um telefonema de que sua cunhada e uma amiga dela, de outra cidade. Elas iam fazer-lhe uma visita. Provavelmente iriam dormir em sua casa, porque já se passavam das sete horas da noite. Ficou ela feliz. Seria uma companhia para ela que morava praticamente sozinha. O seu esposo ainda permanecia na fazenda e somente vinha no final de semana. Ela estava na cidade para acompanhar sua neta nos estudos. Sua neta estudava na faculdade e neste dia estava viajando a serviço da faculdade.

Aproveitou a oportunidade. Tomou banho, trocou de roupa e ficou aguardando as visitas. Pensou em fazer o jantar, mas logo decidiu por não fazer. Tinha bastante rosca e somente o café seria o suficiente e teria mais tempo para elas conversarem e colocarem as notícias em dia.

Em pouco tempo chegaram. Sua cunhada e mais duas amigas. As amigas eram de outro país e estavam no Brasil a passeio. Eram amigas do filho de sua cunhada e estavam doidas para conhecer Dona Maria. O amigo falava muito bem dela.

O tempo passou e a conversa foi tanta. Olharam no relógio e já se passavam das dez horas da noite.

Com todo carinho, Dona Maria as convidou a tomar um café. Sendo elas do exterior, não estavam entendendo o que era tomar café, porque Dona Maria falou a seguinte expressão:

- Bem, minhas amigas. Eu e Joana (nome de sua cunhada) estamos lhes convidando para tomaram café conosco.

Imediatamente elas se levantaram e foram à mesa. Tomaram café com leite e comeram rosca.

De vez em quando, uma delas dizia:

- Mrs Maria, vou comer mais um pedaço deste “conosco”, que para elas era o nome da rosca.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 12/08/2018
Código do texto: T6417388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.