SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE. 21h25min.

Não é comum sintonizarmos a TV à tarde, - perto das cinco horas - “passamos” pela Rede Vida, e havia um filme sobre este personagem*, já tínhamos lido alguma coisa sobre ele, me parece que há muitos anos atrás em Seleções...

Foi um frade abnegado durante a sua curta existência, em que o Amor ao próximo sempre se fazia presente, sofreu e evidenciou os horrores da Segunda Guerra Mundial, sua terra natal a Polônia, foi invadida, duplamente pela Alemanha e Rússia, grande parte dos religiosos foram perseguidos e mandados para os terríveis campos de concentração logos após a invasão da Alemanha...

Foi parar em Auschwitz, campo de concentração que ficou “famoso” pelas atrocidades ali cometidas, em a vida humana não tinha o mínimo valor...

Mas, foi dentro deste terrível local de sofrimento, semelhante aos primitivos cristãos que dava sua vida em testemunho de Jesus, e isto voltou a acontecer nestes tempos mais “modernos”...

Quando um prisioneiro conseguia fugir, todos eles ficavam aglomerados em filas, e aleatoriamente eram escolhidos dez prisioneiros para morrerem de fome. Um dos que foram “selecionados” entrou em desespero, foi neste momento que este frade num gesto de extrema coragem pediu ao oficial algoz que ele desejava ficar no lugar do escolhido; o oficial acabou aceitando e este personagem* foi salvo, graças ao testemunho e coragem deste frade, que tomou o seu lugar para ficar confinado com os outros nove e morrerem de fome...

Apesar de na seqüência irem passar por este sofrimento de dimensões inimagináveis, que poderia durar longos dias, ele tinha força para se resguardar na Oração, dando ânimo e coragem aos seus companheiros de sofrimento, que um a um foram morrendo e ele foi um dos últimos...

Quando isto aconteceu tinha tão somente 47 anos; deu um testemunho de amor ao próximo, quem é o meu próximo? É aquele que tem necessidades iguais as nossas.

* Frade Maximiliano Maria Kolbe, Martir e Fundador da Milícia da Imaculada, nasceu 8 de janeiro de 1894, Zdunsk Wola Imperio Russo, faleceu em 14 agosto de 1941, * (47 anos) em Auschwitz, Polônia.

“Como voluntário para morrer no lugar de Franciszek Gajowniczek, como castigo pela fuga de um prisioneiro; este que foi salve pelo frade, conseguiu sobreviver e finalmente foi morar em Israel”...

Queria chamar a atenção de nossos prezados leitores (as) pela coincidência, hoje é dia 14 de agosto, ao “acaso” assistimos ao filme sobre este personagem que faleceu na data de hoje só que em 1941... 22h02min.

Curitiba, 14 de agosto de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Beatificação: 17 de outubro de 1971, Basílica de São Pedro, Roma por Papa Paulo VI

*Nomes e datas compilados da Wikipédia. http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/08/2018
Código do texto: T6419345
Classificação de conteúdo: seguro