NASCI NASCI XX!

Não nego sou do século XX, do tempo da máquina de escreverredações dos jornais. Em A NOTICIA usava a OLIVETTI LINEA 98, que em 82, depois de receber 25 milhões de cruzeiros pelo prêmio vencido em Curitiba, a comprei. Dei parte do dinheiro do prêmio para adquiri-la na TV Lar. Quando a roubaram, mereceu premiadíssima “A MINHA AMANTE” crônica. Em outras redações existiam usavam Remington e outras marcas. Com ela que desabafava e lhe contava os amores que tinha tido. Era jovem, com 22 anos, a transformei em Minha Amante.

Felizmente o ladrão que roubou tivera o mesmo carinho que tinha com a Minha Amante. Ela estava intacta em cima do armário do delegado Renato Almeida, que a recuperou. Ele telefonou para o Jornal e fomos busca-la no 3º Distrito Policial, em uma cidade de pouco mais de 700 mil habitantes, em que só tinha ladrões de botijas de gás, galinhas e roupas. O ladrão FAZ TUDO, sem uma orelha era o responsável para avisar meu pai Paulo Costa se algum outro ladrão surgisse na área! Daí nasceu a certeza que ladrão também conhece outro e não roubava na área em que residia. Hoje mata-se em troca de um celular, um tênis etc. Mata-se por nada!

Não gosto dessa modernidade de agora, mas aceito o whatsapp, o famoso e popularizado zap, que uniu o mundo e emudeceu as pessoas. Porém, é a única ferramenta que tenho e uso para atingir os milhares de leitores em várias partes do mundo globalizado e conectado.

Tenho um canal no you tub e posto também no Buzz. Como tudo que é novo, estou engatinhando nessas redes sociais que mais afastaram as famílias do diálogo do passado, principalmente o zapp. A moda agora é postar ou compartilhar mensagens...tornou-se a bola da vez: pronta e esperando para ser chutada, como dizem os jovens que usam outras gírias como dar um laik etc. que não sei também que que venha esses termos novos venham a significar!

Hoje, as pessoas não conversam trocam mensagens, não ficam de mal, bloqueiam no zap ou no facebook. Tudo é novidade para mim. Estou aprendendo de novo. Sei que não sei nada do mundo digital! Tudo é novidade para mim. Só escrevi essa crônica para dizer que aceito a tecnologia irreversível, surgida no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Contudo terei que aprender tudo de novo, se quiser manter-me nesse mundo digital e globalizado pela internet. Com onze cirurgias no cérebro de 2006/2009, infectado por duas bactérias hospitalares incuráveis para a medicina, ,será que terei tempo e paciência para aprender tudo de novo?

Talvez, talvez!

(Estou melhorando lentamente e continuo tudo apenas no celular, com o polegar da mão direita)

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 16/08/2018
Código do texto: T6420794
Classificação de conteúdo: seguro