AGRADECER POR VIVER

AGRADECER POR VIVER

"Agradecendo, a alegria vem. Quando agradeces,

uma luz se acende dentro de ti e afastas a escu-

ridão. O agradecimento é energia que te beneficia.

(...) Agradece, e tudo te mostrará Um lado bom que

desconhecias. Quem agradece abre o coração pa-

ra a felicidade. - LOURIVAL LOPES

(livreto "SEMPRE ALEGRE" - editora Otimismo,

(61) 3386-0459, 4ª edição, set/2007, Brasília)

O que se acha durante as atividades de reciclagem nos surpreende... se tem gente que se dá ao "trabalho" de rasgar livros e revistas -- antes de descartá-las -- a maioria não rasga nem os próprios documentos (contas de luz, contracheques, extratos bancários, exames médicos, CVs, etc) para jogá-los fora sem futuras "dores de cabeça". Não somos meros catadores, reciclamos até sapatos usados, que sapateiros nos compram para lhes trocar as solas e repô-los no mercado, seminovos. Sendo assim, cadernos pouco usados têm suas folhas rabiscadas retiradas e "renascem", remontados pelas mãos e paciência de meu irmão Renato, que adora esse tipo de "serviço", muito chato pro meu gosto. Cadernos nos trazem surpresas: é a criança que faz somente 1 grande círculo ou X em cada folha -- antes dele ir pro lixo -- ou o aluno desocupado que preenche extensas listas de coisas que aprecia, repassando-as entre os amigos -- é "Clube do Bolinha", mulher não entra -- e lhes dando "notas" conforme o grau de amizade que os une. Tanto isso é verdade que o amigo que escolheu cobra ou tigre como "animal de estimação" recebeu 8 ou 10 e o que preferiu cão ou gato nem metade disso. Algumas "escolhas" ficam sem nota -- desprezo total, porque será ?! -- e faz-se uma "média geral", na coluna final.

Também já achamos "cadernos-diário" -- de mulheres, claro, homem não faz "essas coisas"! -- lotados de intimidades e amores desastrados... um deles baseava-se nas músicas dos Beatles e o deixei, anos atrás, na sede de um Jornal de Belém para ser entregue a uma cineasta local. Outro, tipo estória em quadrinhos usando pessoas da família como personagens de um "faroeste", doei para a amiga Sônia Lopes, iluminadora de teatro, com igual objetivo.

Por alguns meses guardei caderno inteiro de AGRADECIMENTOS... o leitor se surpreendeu ?! Isto é só o começo ! São 10 "gratidões" por página, 17 delas numeradas dia a dia até o 16 -- o oitavo dia "se repetiu" -- mais outras 23 que, a princípio, pensei que fossem as anteriores "passadas a limpo". Não eram, embora bem parecidas ! Há mais, muito mais: uma "Lista de Tarefas Mágicas" com 8 itens, ligados às aulas de dança, como professora, numa Escola que sonha ter (ou tem, alugada, não ficou bem claro isso!). Outra lista sobre 1 Concurso Público, com 10 agradecimentos por ter passado, se é que passou realmente... adiante, explico a dúvida !

Nas primeiras páginas do que parece ser um "manual de motivação", de mentalização positiva ou "prática de auto-sugestão" a jovem relaciona seus objetivos em 6 tópicos... (CONTINUA, etc, etc))

***************

(abaixo: a parte FINAL desta crônica, que ficará "inacabada" !)

***************

Que cada um tire suas conclusões mas a lição que nos fica é que nunca é demais AGRADECER e, se você não tem um Deus, dirija-se ao Destino, à Sorte, sei lá !

Entretanto, cadernos também nos trazem o "Mundo Cão", como o da jovem vendedora de perfume que foi assaltada num coletivo e vocifera contra a cidade:

-- "Que lugar é esse que o cidadão trabalha o mês todo e não pode se dar ao luxo de andar bem vestido"?! Na mesma página ela aproveita para ensinar "simpatia" para separar namorados. "Pegue 1 limão azedo, corte, ponha dentro 2 papéis com os nomes dos "pombinhos" de frente um pro outro e "cole" com vários alfinetes".

Em outra página mais 2 "fórmulas", agora pra segurar o próprio namorado ou para fazê-lo voltar. Põe-se 1 papelote com o nome do "desgraçado" debaixo do pé esquerdo, batendo com a sola nele e "rezando":

-- "Te prendo, te amarro, te mantenho pelo poder das 13 almas benditas"! Afirma o texto que o "pretendido" não come nem dorme enquanto não voltar pra desvairada. Como homem NÃO PRESTA, tem outro que enche várias páginas do caderno com "recadinhos" para a pobre mãe: "Me chame às 6:35", "Mãe, lava minha farda", "Pai, me dê 3 reais", "Me acorde às 8:00"... mas é muito abuso do sujeito ! Porque não compra 1 despertador ?!

"NATO" AZEVEDO (em 14/agosto 2018)

OBS: como as regras do RECANTO DAS LETRAS SÓ PERMITEM a reprodução de textos alheios com A IDENTIFICAÇÃO do autor, além de permissão escrita, me vi obrigado a não terminar essa crônica, infelizmente. Mas fica a LIÇÃO MAIOR de que devemos AGRADECER SEMPRE pelas pequenas coisas que a Vida, DEUS e o Destino nos dão !!! (NATOAZEVEDO -- em 20/agosto 2018)