MAIS UMA ELEIÇÃO SE APROXIMA... 9h16min.

Nossa República vai completar 129 anos em 15 de novembro, mas alguns dia antes desta data, - 7 de outubro – haverá novas eleições majoritárias, quem será o novo presidente a ser escolhido? E qual será a renovação no Senado e Câmara? É quase impossível ficar alheio a esta disputa, pois se trata do destino do nosso país, para pior ou para melhor...

“Nós”, que já passamos dos 70, estamos libertos desta obrigação, porém, com certeza, iremos participar; de nossa parte achamos que numa autêntica Democracia, o voto não deveria ser obrigatória, daí sim teríamos qualidade e não quantidade, pois muitos vão somente por obrigação, e o que pior, muitos anulam seu voto, que no final não deixa ser uma falta de cidadania...

Nestes 129 anos de Republica, talvez por uma parte do povo, havia a esperança, de um país mais justo e solidário, achando que o Sistema Monárquico não acompanha a modernidade destes “novos” tempos, ledo engano o atual sistema de governabilidade sempre foi uma sucessão de crises, senão vejamos: o Brasil até o momento teve 37 presidentes da República, com vários “acidentes de percurso”, o primeiro renunciou, - Marechal Deodoro da Fonseca, 23 de novembro de 1891*, o mesmo fez Collor, - 1992 – Jânio Quadros, - 1961 – um Presidente foi eleito, - Júlio Prestes, porém não assumiu em face da revolução de 1930.

Quis o destino, que dois presidentes eleitos, mas que não acabaram tomando posse, por motivo de morte, Rodrigues Alves, - 1918 – e Tancredo Neves, -1985 – três foram depostos, Washington Luiz, 1930 - Jango Goulart, - 1964 – e Dilma Rousseff 2016...

Mas voltando ao atual momento desta disputa, há umas “figurinhas” que já disputaram eleições anteriores: Ciro Gomes, Marina Silva e o que nunca disputou está liderando as pesquisas: o Deputado Jair Bolsonaro, isto quando Lula é “retirado” das pesquisas...

Sim! O país carece de mudanças, em que exercer um cargo política não seja sinônimo de privilégios; é preciso que nossos gestores morem realmente em Brasília, e atendam suas bases eleitorais, nos 30 dias em média da metade do ano de recesso e no mês de dezembro e janeiro, o que não deixa de ser um privilégio um “empregado” ter de férias, praticamente três meses, durante um de trabalho. .

E o desafio, talvez o mais difícil, ir eliminando o déficit publico, que hoje está mais de 4t e 500 b de reais; os juros desta divida estão fazendo falta a Saúde Educação e outros importantes setores que estamos deixado de mencionar...

Por último o Presidente que mais ficou no poder foi Getúlio Dorneles Vargas, no primeiro período foi de 14 anos 360 dias*, no segundo período, - trazido pelo voto popular, 3 anos 215 dias, que totalizam um pouco mais de 18 anos; foi neste período que se deu um fato de destaque: “a partir de 3 de maio de 1933, na Assembléia Nacional Constituinte, a mulher brasileira, pela primeira vez em âmbito nacional vota e foi votada”*...

Compete aos brasileiros, através do voto consciente mudar estes viciados paradigmas... 9h58 min.

Curitiba, 23 de agosto de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Alguns nomes e datas compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/08/2018
Código do texto: T6427864
Classificação de conteúdo: seguro