O Museu Nacional do Rio de Janeiro, consumido por um incêndio na noite de ontem (2), conta com um dos maiores acervos de antropologia e história natural do país - eram cerca de 20 milhões de itens.
Localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão no Rio  é o museu mais antigo e uma das instituições científicas mais importantes do Brasil.
Fundado por Dom João 6º no dia 6 de agosto de 1818, o museu acabou de completar 200 anos.
Atualmente, era administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, por ser universitário, tinha caráter acadêmico e científico.
Muitas peças do acervo são exemplares únicos - de esqueletos de dinossauros a múmias egípcias, passando por milhares de utensílios produzidos por civilizações ameríndias durante a era pré-colombiana.

O ministro Educação, Rossieli Soares, anunciou no final da tarde desta segunda-feira (3) o aporte imediato de R$ 10 milhões para a UFRJ, que deve ser aplicado na "recuperação, no patrimônio, na investigação das causas que levaram  ao incêndio do Museu Nacional". Outros R$ 5 milhões devem ser liberados posteriormente, a cifra será empregada nos projetos de reconstrução do prédio do museu. O aporte imediato será empregado, segundo o ministro, para segurança do patrimônio, cercamento da área do museu, reforço de infraestrutura e cobertura para proteção do prédio destruído.
 
As imagens do fogo destruindo o lindo prédio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, são simbólicas da falência da sociedade brasileira. Já vimos esse filme antes nos incêndios na Cinemateca Brasileira e Museu da Língua Portuguesa e sabemos o que vai acontecer nos próximos dias: um monte de reportagens tristes sobre a importância dos acervos perdidos e o prejuízo incalculável a pesquisas e estudos. Daqui a alguns dias, um especialista qualquer vai explicar o motivo do incêndio, alguém vai levar a culpa, e políticos eleitos no fim do ano vão prometer reconstruir o que não pode ser reconstruído, porque era único e insubstituível .A população vai continuar pichando monumentos históricos, destruindo estátuas públicas e ignorando os museus e acervos que ainda conseguem manter-se abertos. Alguém lembra que o Museu do Ipiranga continua fechado? 

Somos um país pobre e violento, com gente que usa nossos problemas sociais para justificar o desamor dos brasileiros por nossa história e cultura. Em Oaxaca, no sul do México. Também é um lugar pobre, com imenso abismo entre ricos e pobres, uma gigantesca população miserável, e altos níveis de violência. Mas você  anda pelas ruas e não vê uma obra de arte pichada, um monumento sujo, ou lixo jogado em prédios históricos. É comovente ver o orgulho com que os moradores locais falam de suas igrejas e museus.
 
Nos últimos anos não houve dinheiro para salvar o Museu Nacional que "morreu" queimado neste dia 02 de Setembro. 
Entretanto, no mesmo período, via lei Rouanet, o Ministério da Cultura teve:
R$ 1.526.000,00 reais para financiar um documentário sobre a vida do condenado por corrupção José Dirceu (2014);
R$ 516.550,00 para financiar a produção de um DVD do MC Guime (2015);
R$ 1.356.858,00 para financiar um Blog de poesias da cantora  Maria Bethânia (2011) (a cantora desistiu do projeto, após receber uma enxurrada de críticas);
 R$ 4.143.325,00 para custear uma turnê do cantor Luan Santana (2014);
 R$ 1.086.214,40 para custear uma turnê do grupo Detonautas   (2013);
 R$ 5.883.100,00 para financiar uma turnê da cantora Cláudia Leite (2013);
R$ 1.772.320,00 para bancar uma peça teatral infantil da porquinha Peppa (2014);
R$ 17.878.740,00 para custear um musical infantil do Shrek (2011 e 2012);
O fato é que dinheiro no Ministério da Cultura houve. Ele só não foi gasto onde se devia! 

Nos próximos dias: pessoas vão usar o incêndio no Museu Nacional para partidarizar a discussão e apontar culpados. A falência do Brasil, falência econômica, mas também cultural, moral e ética ... é trabalho de décadas, e resultado de um grande esforço coletivo. 
Judd Marriott Mendes
Enviado por Judd Marriott Mendes em 03/09/2018
Reeditado em 03/09/2018
Código do texto: T6438649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.