AGORA É CINZA...TUDO ACABADO... E NADA MAIS!

AGORA É CINZA... TUDO ACABADO...

.E NADA MAIS!

Quem acendeu o fogo que ardeu a Glória?

As chamas apagaram a memória exposta nas Salas do Museu!

Um museu?

Não!

- O MUSEU HISTÓRICO DA QUINTA DA BOA VISTA!

Os museus, na minha opinião, tem dupla identidade.Uma identidade Física, material.Outra, Espiritual e esta transcende o Tempo e o Espaço.

A Identidade Física está ao alcance de qualquer curiosidade.É quase um bisbilhotar que atende ao desejo de informação visível.Já,a Espiritual exige sensibilidade, atenção, respeito, quase veneração. É um "estado de observação", como dizer... Sensorial e sagrado.

Era assim que eu me sentia diante da Arte Marajoara visível nas vitrines, em exposição.Ficava ali, deslumbrada, imaginando que mãos habilidosas trabalharam aquele barro fazendo com arte utensílios de rara beleza e qualidade.Será que todos os índios daquela tribo realizavam o sofisticado trabalho de encanto, bom gosto e praticidade? E a Artística Tecelagem das mantas?E os Adornos Coloridos ?

E os salões dedicados à Cultura Egípcia?

Andar por entre aqueles séculos distantes...E glorificar uma Civilização que rompeu o tempo e que se fazia capaz de nos atravessar séculos e séculos, num mergulho sensorial diante das Urnas Funerárias, face aos Escaravelhos furta-cores e outros objetos sagrados, venerados pela Mulher Mumificada e cercada de suas joias e amuletos, exposta como se á espera do seu Príncipe Encantado que a viria resgatar desta Era, fazendo-a retornar á Vida, tornando às areias sagradas do seu Egito,á sombra de suas Pirâmides...

Não! Não há como resistir ao descaso, ao desprezo, à ignorância da estúpida gente que tem o domínio das verbas e interesses submersos nas vaidades e obscuros intentos.

Meu Museu Encantado com seus animais pré- históricos, com sua riqueza textual, com suas vivas imagens atemporais...Não resistiu ao abandono, á alienação irresponsável!

O Velho Museu preferiu a Morte à Solidão dos Novos Tempos!

Ardeu feito uma pira!Uma mensagem dolorosamente cruel!

Quem souber rezar...Reze!

Quem puder chorar, chore!

dacosta
Enviado por dacosta em 07/09/2018
Reeditado em 07/09/2018
Código do texto: T6442291
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.