Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LUCIANO PAVAROTTI

(Crônica/homenagem)
Romeu Prisco

A notícia da morte de Luciano Pavarotti, que foi um dos maiores tenores de todos os tempos,  causou-me profunda tristeza e, até mesmo, algum remorso, como explico mais adiante.
 
Ao lado da foto que ilustra o "site" daquele cantor, lê-se, em italiano e em inglês, uma frase a ele atribuída, que serviria, segundo sua vontade, como seu epitáfio. Livremente traduzida para o português, entenda-se: "penso que uma vida (voltada) para a música tenha sido uma vida bem empregada (vivida) e é a isto que me dediquei".
 
Não, Luciano Pavarotti ! Você não viveu somente para a música. Você viveu para todos nós, amantes da arte e da beleza. Você viveu para o mundo. A música apenas foi o meio com que você se comunicou conosco. E como ! Jamais esqueceremos sua voz inconfundível e suas magníficas interpretações, seu sorriso franco e sincero,sua figura de italiano "bonachão", que sabia usar na manga da indumentária um lenço branco e rendado, como poucos nobres o fizeram, sem provocar antipatia.
 
Todavia, o que mais me causou admiração por você, foi a sua humildade. Com seu enorme talento, você jamais selecionou público para as suas apresentações e, principalmente, sempre prestigiou outros cantores, ótimos, porém, sabidamente, não à sua altura, sem se negar a com eles dividir as glórias dos seus espetáculos.  Ah, Luciano Pavarotti ! Não posso esconder que isso me acarretava uma ponta de inveja, o que explica o remorso por mim aqui inicialmente referido, como se esse sentimento negativo pudesse, de alguma forma, ter contribuído para a sua morte.
 
Já imagino você sendo recebido no Céu por uma "comissão de frente", encabeçada por seu amigo Frank Sinatra e composta por Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Mario Lanza e tantos outros, cantando, em coro, uma canção italiana bem popular, de Nicola Paone, intitulada  "Uei! paesano".

--------------------------------------------------------------------------------

Respeite os direitos autorais.
Romeu Prisco
Enviado por Romeu Prisco em 09/09/2007
Código do texto: T644790

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Romeu Prisco
São Paulo - São Paulo - Brasil
142 textos (32420 leituras)
9 áudios (4857 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/17 04:25)
Romeu Prisco