Avesso à empolgação

Nunca fui um cara empolgado. Parece até uma brincadeira, mas não é, é a pura verdade: sou completamente avesso à empolgação. Nao, não sou de partir para o abraço, só se for de mulher.Sim, sou avesso às explosões de entusiasmo, à excitação, ao frenesi, ao frisson.

`Parece contraditório porque sou alegre poe natureza, rio muito, não rio mais com medo da asma. Sou também emotivo por dentro, nunca por fora. Mas entusiasta, desses que se rasgam todo nem pensar.

Nao nego fiz política, desde rapazinho. Mas nunca extrapolei, nunca me entusiasmei, sempre fui incapaz de festejar, sempre fui contido nas campanhas, mas sem me omitir, sempre fiz minha parte e priu. Na política e em qualquer competição sempre fui contido, ganheinão comemoro, perdi, não choro. Vou confessar algo: não comemoro nem copa, destesto festa da vitória. Sou muito conhecido na minha Região:duvido que apareça alguem dizendo que e viu comemorando vitória ou qualquer outro tipo de comemoração. Um amigo sempre diz que sou um fora da curva. Não contesto.

Agora, não consigo ser contido quando me deparo coma ternura, o aor, a compaixão, os belos gestos. às vezes choro que nem menino novo.

Estive com vários líderes, no palanque, em eventos. Estive por exempo, ainda rapazinho com João Goulart quad ele foi candidato a vice de Juscelino, estava unto dele com meu pai no aloço e Arcoverde e no palanque do comício. Fiz várias campanhas com Miguel Arraes, no grande comício dele em Pesqueira falei antes dele, conversei muito com esse político. Estava no palanque de Julião em Arcoverde quando atiraram nesse palanque, eu era amigo do primodele que chefiava as Ligas Caponesas. onheci muito Grgório Bezerra, conheci Josué de Castro, Marcos Freire, com Lula estive três vezes, uma no comício das Diretas em Caruaru, tomamos umas lapadas com sarapatel de tira-gosto. Outra vez na aldeia dos índios e mais outra nu coicio em Pesqueira. Há retratos, mas não ligo para isso, nem e ipressiono porque conheci esses líderes. Acho que fiz, repito, minha parte. Vou ais longe: acho que eles todos foram meus devedores porque eu tudo que fiz foi por idealismo. Mas um ideaismo contido, sem me rasgar.

Admito e respeito quem se empolga, é um direito, um jito de ser, eu prefiro ser mais contido embora não pareça. Quem me conhece sabe que estou dizendo a verdade. Não me emoolgo com politica, futebol, vitória nenhuma, mas se tocar uma música que gosto eu me emociono. Se presenciar um geto de ternura ou amor marejo os olhos.

No mais, cada um tem sua maneira de ser. Eu não gosto de empolgação. Não me rasgo. Mas sou manteiga derretida em reçaão aos sentimentos de ternura, gesto largo e amor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/09/2018
Código do texto: T6452761
Classificação de conteúdo: seguro