Meu Tio

A pessoa mais sincera que conheci na vida foi um tio, irmao do meu pai. Um homem completamente arredio aqualquer tipo de sociedade, era mesmo antissocial. Vivia no seu cantinho, tranquilo, pacífico, desde que não fosse inustiçado. Eraquase lacônico, falava muito pouco, as quando falava era tiro e queda, não tirava nada por menos, era franco demais. Algumas pessoas evitavam lhe perguntar qualquer coisa com medo da resposta. Era melhor não perguntar nada. Quando moço fez parte das volantes que enfrentaram Lampião e seus cangaceiros. Sobre isso nao dava um pio. Quando algué insinuava ele cortava o assunto irritado. Só dizia a nos, seus sobrinhos, que noventa por cento doque se falava sobre o assunto era mentira. Que não havia heróis de nenu dos dois lados, nem do lado da polícia e nem do cangaço.

Aos parentes, principalmente a nós, seus sobrinhos (não teve filhos) dizia: - Nunca mande recado pra ninguém, não ameaçe. Faça. Faça e nunca se arrependa. Seja o que for. Dizia tambem: - Não mande ninguém resolver seus probleas, não use terceiros. Quem faz isso é fruxo, covarde, safado. Dizia ainda: - Nunca faça nada pela metade, faça tudo ou nao faça nada.

Éclaro que uita coisa mudou. Aquele tipo de sertanejo calado, tranquilo, pacífico mas que nçao abria mão do seu brio e nem da sua honra, está escasseando, hoje são que nem agulhas no palheiro. Pessoas com fibra são tidas hoje como antiguados, manes, babacas. Infelizmente.

Nunca ouvi meu tio falar alto, só falava baixinho, e pouco. Mas nunca soube de um só ato dele de covardia, injustiça ou falta de caráter. Fi sempre muito respeitado. E nunca, jamais e nem em temo algum deu sinal de que era susceptível ao medo. Anda hoje me lembro dele dizendo: - Nçao mande recado. Nunca faça nada pela metade. Não mande os outrois fzer nada por você, isso é covardia.

Não há mais homens como meu tio. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/09/2018
Código do texto: T6454327
Classificação de conteúdo: seguro