Boné e Vassourão

Estou mais light hoje à noite, nem estou acompanhando o noticiário, muito menos o horário eleitoral, prefiro ficar rascunhando minhas maltraçadas lembrando o passado, mesmo admitindo que esse samba de uma nota só já está muito manjado.

Era o tempo da ditadura, foi logo depois que o MDB elegeu a maioria dos senadores,acho que era 1975. Nessa época uma comitiva de líderes da oposição ao regime autoritário começou a percorer o país, faziam passeatas, atos públocos, conferências e o escambau. Numa dessas viagens vieram ao Recife, Paulo Brossard, Franco Montoro, Mário Covas, Ulisses Guimarães, Chico Pinto (um baano arretado), e foram recebidos por Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos e outros líderes da oposição. Acontece que veio uma ordem de cia mandando o goveranador proibir e coibir manifestação. O interventor nomeado goveranador pela ditadura seguiu à risca a ordem: mandou cavalaria, tropa de choque e um batlhão da polícia. Foram chegando e batendo, acabando a passeata que iria para o local do ato público. E tome cassetete. Foi uma correria. Era as portasdas casas comerciais fechando e alguns estudantes entrando quase na marra para se esconder, enquanto outros levavam pau na moleira. Os líderes embarcaram em dois carros e foram embora.

Dentre os manifestantes estava um sobrinho meu, na época tinha 21anos e trabalhava num banco, conseguiu sair às cinco horas da tarde e engrsssou a passeata, na hora da correria emburacou pela Rua ete de Setembro, tudo fechado, a polícia chegando, mais ou menos em frente da Livro 7, uma livraria arretada do Recife (acabou) ele viu no chão um boné de gari e um vassourão. Não teve dúvida, boitou o boné na cabeça e pegou o vassourãoe começlou a varrer. Quando os policiais chegaram e viram o "gari" fazendo o seu trabalho, um superior disse: - Correram todos, são uns covardes esses comunistas de merda, jupizo tem gentecoo esse gari que em vez de política faz o seu trabaho. E foram embora.

A história é absolutamente verdadeira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/09/2018
Código do texto: T6454747
Classificação de conteúdo: seguro