Ser humano e amor

Sou um arengueiro e um véio meio rude, mas é só me comover e viro manteiga derretida, Sou um homem que acredita demais no ser humano e na humanidade, E, claro, no amor. Não, não sou religioso, não professo nenhuma religião, mas acredito na Força Superior, em Deus. Tem mais: me considero cristão. Juro. Mas, confesso, detesto o fundamentalismo, aqueele reacionarismo sectário, obsessivo e obsceno que impede as pessoas de pensar, analisar, questiionar, duvidar e tentar desvendar aquilo que desconhecemos. Por que ter medo de alargar a mente? Era só que faltava, aturar os discípulos da inquisição.

Respeito as pessoas, muito, há até um catolicão que tem verdadeira repulsa por tudo aquilo que não fça parte dos cânones e dogmas católicos, é daquela igreja conservadora. Mas nos damos bem. Dia desses ele estava metendo o caceteno novo romance de Dan Brown, "Origem", livro que, pasmem, não lera, mas criticava porque o padre da sua igreja criticou. Etávamos num café de uma livraria daqui do Recife, a Livraria Jaqueira. Pedi um tempo a ele e fui a parte dos livros, onde conheço vários vendedores e pedi um exemplar do romance Origem que na no index do padre censor literário. Abri o livro justamente na parte que tem a despedida do cientista, personagem chave do livro, e da sua oração pelo futuro. Mandei ele ler primeira a despedida:

"Estamos num momento singular da história. Um tempo em que o mundo parece ter virado de cabeça para baixo, e nada é exatamente como imaginávamos. Mas a incerteza é sempre precedida pela revolta e pelo medo. Peço que tenham fé na capacidade humana para a criatividade e o amor, porque essas duas forças quando combinadas, têm o poder de iluminar as trevas". Ele leu, pedi que lesse a oração:

"Que nossas filosofias sigam no mesmo passo das nossas tecnologias. Que nossa compaixão sga no mesmo passo dos nossos poderes. E que o amor, e não o medo seja o motor da mudança". Ele ele leu e gostou.

Fez mais, comprou o livro. Vai questiaonar o padre. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/09/2018
Código do texto: T6456409
Classificação de conteúdo: seguro