UM ACERTO DE CONTAS (CIVILIZAÇÃO X BARBÁRIE)

Com o cenário apontando o segundo turno entre Fernando Haddad do PT e Jair Bolsonaro do PSL, a sociedade vai estar diante de duas vertentes transparentes e limpas. Nas eleições anteriores a bola ficou dividida entre o programa neoliberal e o socialista democrático.

Nessas eleições, além das questões programáticas, entra em campo discussões mais profundas como o avanço do neofascismo, da elite escravocrata, na carona da candidatura de Bolsonaro. Do lado oposto está a candidatura de Fernando Haddad que representa os programas sociais, às Universidades para todos, os direitos trabalhistas.

A sociedade vai poder ir às ruas, sem máscaras, para defender suas posições. Quem vota em Bolsonaro vai poder explicar os motivos, em não sendo racista, votar em racista; em não sendo homofóbico, votar em homofóbico; em não sendo misógino, votar em misógino.

O Brasil vai poder passar a limpo a história de barbáries e golpes recentes. Quem apoia o fascismo, mesmo ingenuamente, vai ter oportunidade de ser confrontado e, quem sabe, despertar e refletir sobre o futuro que pretende deixar para os seus filhos e netos.

Vai ser uma disputa. pelo menos no campo sociológico, de grandes cortinas sendo retiradas dos palcos, de discussões acaloradas que, assim espero, fique no campo das ideias.

Ricardo Mezavila.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 22/09/2018
Código do texto: T6456414
Classificação de conteúdo: seguro