Carta de alforria ou Título de servidão

Sou contra o voto obrigatório. Nos países civilizados o voto é voluntário, vota quem quer, não é nem feriado no dia da eleição. Aqui quem não vota é punido e dão feriado, vira até feriadão.

Mas se obrigatório, se comida essa. pra que engulhar? Que se vote, mas que se vote consciente, sem contribuir com o voto para a destruição da democracia.

O que é votar consciente? Será votar em candidatos que são contra os avanços sociais? Será votar em candidatos que não respeitam os direitos das minorias? Será votar em quem não respeita as mulheres? Será votar em adeptos da violência? Será votar nos que acham que se combate a violência com cassetete e balas? Será votar em candidatos que no poder legislativo por tanto tempo sempre figuraram no baixo clero e tiveram uma atuação abaixo de medíocre? Será que se deve votar em candidatos que um simples clique no wikepédia revela não só sua biografia canhestra mas dados que desaconselham o voto neles?

Hoje não se admite mais que ninguém diga que não tem informação. É uma inverdade. O que há é um frisson para se acompanhar o efeito manada produzido por um plano fascista.

Há que se fazer um pacto: uma espécie de conciliação para deter o regresso ao escuro da repressão e do autoritarismo, para aquilo que está no lixo da história. Não se pode admitir o desmanche da democracia. Será que queremosara filhos e netos, para as novas gerações, o obscurantismo, a ditadura, o fascismo?

Por fim quefique claro, o voto tanto pode ser uma carta de alforria como u tíruo de servidão. Não posso avaliar o Brasil todo, mas em Pernambuco o fascismo nao passa. Não passará nunca. Se depender de Pernambuco a democracia vencerá. Inté.

P.S. Ontem houve um movimento queparecia o Galo da Madrugada, povo nas ruas, algo indescritível. Hoje houve um movimento de inclinação fascista. Um fiasco. Comparem. Duvido que algupem e desminta.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/09/2018
Código do texto: T6457374
Classificação de conteúdo: seguro