Há mais honra na lágrima de uma derrota, que no sorriso amarelo de não ter tentado a vitória.

Há mais honra na lágrima de uma derrota, que no sorriso amarelo de não ter tentado a vitória.

Chegando a uma encruzilhada, qual estrada tomar, uma é a lógica, a outra, uma mentira? Parece fácil a decissão, a lógica claro, é reduntante, por que lógico, a lógica é a melhor. Pronto, então porque há quem siga a mentira? Por burrice. Se vai dar errado, insistir é inaceitável.

Entretanto, vivemos estes exemplos todos os dias, basta olharmos a teve, rede sociais e outras. E apesar das décadas recorrendo em erro, ainda insistimos neste. A educação do povo é burra, a cultura, limitada. Como entender um povo que se julga esperto, que dá jeito para tudo, não aprender coisas simples? Estilo, não coloque a mão na chapa quente, vai se queimar. Porém, parece que só acontecerá na próxima, porque desta vez, a coisa não vai queimar e... queimou.

As propagandas políticas mostram isto, elegendo qualquer candidato o país será lindo, maravilhoso. Mais justo. Sem burocracia. Precisaremos importar trabalhadores, para todos os empregos que aqui serão criados e mais um monte de outras coisas. Assim fica fácil eleger um presidente, deputado, senador, estes farão apenas bem ao país.

No entanto, há anos, décadas, estas são as propostas de todos os candidatos.

Alemanha, Japão e outros países, ao final da segunda guerra mundial, eram apenas escombros. Passado algum tempo, já estavam anos à frente do Brasil. Hoje, décadas após o fim da guerra, estão séculos a nossa dianteira. Carros, educação, esportes, tecnologia da informática, medicina e outros, mostram fácil como precisamos evoluir.

Porém, o divisor de águas, é o nível cultura daqueles povos. E como mensurar este, para que nosso país saíba, o que fazer e deste modo mudar, evoluir, para ter o mesmo padrão de vida daqueles? Parece fácil, não apoie a corrupção.

Ao declarar seu voto, muitas pessoas falam algo que soa covarde; “no primeiro turno, vou votar neste candidato, é o melhor, entretanto, sei que ele não tem chances”. E depois? “Bom depois voto no menos corrupto”.

Vendo assim, você incentiva a corrupção, em outras palavras, para quem deseja seguir a carreira política, não seja honesto. Deste modo, você terá chances de ser eleito, mesmo que no segundo turno.

Quer um novo país, renove, mude, ouse, faça algo diferente. Há quantos anos, eleições, o bom e velho corrupto engana você? E por que desta vez ele faria algo diferente? Não seja covarde. Não faça a mesma cáca de quatro anos atrás. Você pode hoje, para quê esperar mais quatro anos e só então mudar.

Não é vergonhoso tentar e errar, porém é covarde o sorriso amarelo em aceitar a mesmice, podendo melhorar.

Paulo Cesar

Blog: Nascendo um mundo melhor

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 23/09/2018
Código do texto: T6457510
Classificação de conteúdo: seguro