Cassação de Paulo Freire

Com certeza se tivesse tomado conhecimento da declaração absurda, irracional e brutal do canditado Bolsonaro por um órgão ligado à esquerda ou mesmo aos democratas em geral, eu acharia que seria fake, não accreditaria, pensaria que era brincadeira. Mas quem informou foi o jornal Estadão, um ornal conservador, antipetista e radicalmente contra a esquerda. Ele estampou hoje a seguinte declaração do candidato do PSL:

"Estou procurando alguém para Ministro da Educação que tenha aotoridade. Que expulse a filosofia de Paulo Freire. Que mude os currículos escolares". E emendou: "para apenas ensinar química, matemática, português e não sexo".

Não, não foi declaração do general Mourão, foi de Bolsonaro. Não vou fazer nenhuma crítica. Para quê? Apenas devo lembrar que o candidato está agredindo a figura e a obra do maior educador brasileiro de todos sos tempos. O saudoso Paulo Freire é o patrono da Educação do Brasil. . Ele é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento d pedagogia crítica, Foi o brasieiro mais homenageado da história: ganhou29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e Amperica e recebeu o prêmio Unesco da Educação para a a Paz. Escreveu várias obras fundamentais, inclusive a mais louvada em todo o mundo, Pedagogia do Oprimido, livro que prpõe um método de alfabetização dialético.

Vou apenas citar alguns trechos de obras e declarações dele, não para criticar o capitão, mas para avivar a memória das pessoas:

"Enquanto ensino contino buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatanndo intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer que ainda não conheço e comunicar ouanunciar novidade". Uma jóia de conselho: "Não basta ler 'Eva viu a uva', É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no contexto social, quem trabalha para produzira uva e que lucra com esse trabalho". Uma frase realista: "Ningupem liberta ninguém, ningupem se liberta sozinho: o homem se liberta em comunhão". Outra verdade: "Ningupem caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar". Mais outra frase dele: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".

Fica o registro, feito sem raiva, rancor e nem ódio, mas com tristeza, a tristeza de saber que pessoas com instrução, informação e cultura estão endossando um tipo de pensamento não só obscurantista mas completamente fascista. Não se trata de ilação, calúnia, pichação, mas de algo que estarrece: um candidato a presidente declarou que pretende cassar Paulo Freire. Ó ministro que ele deve escolher para ralizar essa tarefa pode ser, digo sso porque esse cidadão esteve entregando ao ministro Mendonça uma pauta para a educação, o eleito deputado Alexandre Frota.

Não estou criticando e nem censurando ninguém, todos são donos de sua opinião e possuem sua consciência, mas se depois, no caso de se mergulhar no obscurantismo, ningupem diga: - Eu não sabia. Sabia sim. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/10/2018
Código do texto: T6472064
Classificação de conteúdo: seguro