Surto de sangria desatada

Continuo achando que se deve defender seu lado político com veemência e sem pisar em ovos. Mas acho que se pode e se deve fazer isso sem descambar para a ofensa verbal, a agressividade, a mentira, os sofismas e sem desclassficar os adversáros ou oponentes. Penso que é plenamente possível fazer o bom combate sem perder as estribeiras, como se dizia antigamente. Que se pode e se deve, enfim, endurecer mas sem perder a ternura jamais. Nem a ternura e nem a educação e o compromisso com a verdade e a tolerância.

A minha saudosa avó materna que nunca foi à escola, quando via alguém se exalatando muitoe fazendo cabriolas e cuspindo zangas ou babando de raiva querendo impor sua opinião, não raro, estapafúrdia, dizia: - Esse fulano tá com sangria desatada. Pois bem, é o que está havendo hoje: um suto de sangria desatada. Algo que turva a razão e pode gerar violência de toda espécie.

Vejo pessoas que se dizem (até fazem reclame de si próprias) cultas, com vários títulos e vastos conhecimentos, currículos quilométrico, completamente enfurecidos, zangados, em êta, arrotando rancor , babando raiva e demonstrando óidios gratuitos, inclusive o pior, o de classe, rodando a baiana, incsuive fazendo cabriolas furiosas verbais, bundas canascas odientas e saltos soltos rancorosos, bufando puns fedorentos de insânia, subvertendo a história e arranhando a demcracia. às vezes penso, juro, que esses fidalgos de marré-marré e intelectuais de meia tigela vivem mastigando pimenta malaquêtae limão do bem azêdo. São incapazes de um gesto de ternura e uma pitada de humor, uma gota de compaixão e um fiapo de humildade. E sem compaixão, ternura, umor e humildade ninguém chega a lugar nenhum.

Entendo que eé preciso votar sem ódio e sem medo, de acordo com a consciência de cada um. Respeito o voto que é dado assim, sem ódio e sem medo, conscienete, seja em que candidato for. Mas apenas desejaria que se votasse pesando nas novas gerações, em filhos, netos, nos jovens. Simples assim, votar pensando nos jovens. No candidato que seja melhor exemplo para essa juventude, no que isnpirar paz, tranquiidade, bom exempl, no que for avesso à violência, no que passa mais paz, amor, conciliaçãoe educação. Que se vote, é desejo meu, em quem seja totalmente avesso à violência e não represente perigo nenhum para a democracia.

Mas é o meu deejo, a minha opinião, a minha visão, jamais vou entrar em surto de sangria desatada com quem não concorda com essa opinião. Não sou antidemocrata e jamais iria desclassificar a opinião contrária. Democracia é o regime em que um diz e o outro diz, em que um diz e o outro tem o direito de discordar. Democracia não é discurso, é prática de vida.

A vida e bela. A paz é necessária. A ternura, o humor, a humidade e o amor são fundamentais à vida. Não há motivo para sangria desatada e nem saracoteios de odio, esse frisson de alguns querendo forçar a barra e aparecer de arautos da verdade. Não, não são fascistas. Reito: não são nem fascistas, apenas aprendizes, para ser fascistas necessitariam de mais coragem. São meros estagiários desse sistema odiento. Uns odientos, chatos, metidos a intelectuais, mas apenas intelectuais em compotas.

Por fim, seja o que Deus quiser, vença quem vencer, haverá sempre um amanhecer e ninguem vive sem ternura, humor, huildade e amor. Vegeta, so vegeta. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/10/2018
Código do texto: T6473546
Classificação de conteúdo: seguro