Deus com seus mistérios

Podemos ver um por de sol, o cheiro do morango ou a magnitude do leão e acharmos que são coisas banais, resultado de um processo de evolução natural para que fossem assim hoje.

E nada mais.

Podemos ver um monte como o Everest, o útero da mulher sendo fecundado para produzir nova vida e o fogo sendo produzido com a fricção de dois gravetos e entendermos que são coisas banais e pronto.

Podemos ver uma formiga carregando uma folhinha muitas vezes maior do que ela, o amor, o mar e o cheiro da rosa e não questionarmos o que estaria por trás disso tudo.

O nosso livre arbítrio é soberano, cada um interpreta o que bem quiser da forma que achar melhor. E ninguém tem nada a ver com isso.

Podemos, também, dar um crédito pra tudo que existe, como algo maior, que muitos chamam de Deus.

Quando isso acontece, e sinceramente reconhecemos que tudo só pode existir com interferência divina, a nossa relação com o que nos cerca fica diferente.

Assim abrimos mão de uma postura fria e conformista para passarmos a atribuir um mérito que vai além da compreensão lógica.

Imagino que ninguém pode provar por a + b que Deus existe, mesmo fazendo uso da interpretação do que está escrito na Bíblia e em outras publicações ditas sagradas.

O mundo está aí desse jeito, e o universo também, e ver esse cenário com a retaguarda de algo maior, organizando e regendo tudo, traz um entendimento que vai além da mera constatação de que existe e ponto final.

A alma, vida além da morte e fenômenos da natureza são coisas de um subjetividade imensa, que a nossa limitada capacidade de traduzir fica impotente para ir mais fundo.

É louco pensar que o espaço não tem fim e que se formos além, mais além e mais além, sempre terá algo em seguida, não acaba nunca.

Acreditar que existe Deus e entender isso com sinceridade e não só da boca pra fora, muda a forma de como veremos o que nos cerca e o que não nos cerca.

Não é fácil reconhecer, de verdade, que Deus é algo tangível e que existe de fato.

As pessoas falam normalmente "graças a Deus" ou "se Deus quiser" como algo automático. um chavão incorporado ao seu linguajar diário que é dito sem pensar.

Quando um pai leva o filho para o centro cirúrgico, onde passará por procedimento delicado com grandes probabilidades de dar zebra, e entrega a situação para a alçada divina, está compartilhando sua aflição com "alguém" que terá influência no que acontecerá nas próximas horas.

E que teria o poder de fazer tudo correr da melhor forma ou fazer o filho entrar em óbito.

A compreensão por esse ponto de vista traz conforto ao coração e permite que o desfecho, seja ele qual for, seja interpretado numa dimensão macro, aceitando os fatos - mesmo os mais doloridos - com maior conforto.

Ou seja: penso que a vida fica mais fácil de ser levada e compreendida se tivermos a humildade e capacidade de reconhecer que Deus existe e fazemos isso de forma sincera e verdadeira, sendo honesto com a gente mesmo.

A questão vai bem além da religião, seja ela qual for.

A fé é algo que cada um pode atribuir o valor que bem entender, admitindo que existe ou que não passa de uma grande bobagem, papo furado, algo criado para manipular mentes e arrancar dinheiro da gente.

E nada mais que isso, nada mesmo.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 12/10/2018
Reeditado em 12/10/2018
Código do texto: T6473957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.