Consciência Ambiental

Enquanto professor, digo que é de suma importância o trabalho pedagógico visando o despertar das inteligências múltiplas. De forma teórica e cultural, se faz necessário a difusão de conteúdos desmistificadores. Destacando o ambiente e sua influência na constituição das sociedades; utilizando-se de recursos como palestras, livros, revistas, teatros, filmes e documentários.

Explorando os comportamentos, a língua, a capacidade intelectual dos alunos na organização de painéis e debates, procurando informa-se sobre a realidade social, cultural e econômica dos mesmos; aguçando o pensar, em termos geopolíticos, os problemas ocasionados pela falta de emprego na nossa região.

O egoísmo destruirá o nosso planeta. O poder sucumbirá à nação humana.

Fico me perguntando por quê? Quantos morrerão em prol de poucas migalhas do poder?

Inúmeras famílias exiladas de sua origem. Vidas brutalmente ceifadas. A cultura local destruída pela ganância de uma elite inescrupulosa.

A educação é o caminho para a preservação da memória história, da conscientização dos nossos alunos; precisamos focar a teoria literária e histórica, a cultura no âmbito nacional e regional, a produção da memória cultural e histórica. Enfatizando a importância da cultura digital, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena, da oralidade, da memória, da literatura, da história, da musicalidade e da arte em todas suas vertentes.

Optando por metodologias didáticas e dinâmicas que possibilitam momentos de integração, participação dos alunos, por meio de discussões, experiências, contatos com as culturas e suas ramificações vinculadas à literatura. Objetivando o desenvolvimento de atividades que promovam a interlocução entre as experiências culturais, dialogando com os diversos campos da arte.

A sociedade capitalista está cegando os homens. Estamos caminhando para o fim. Precisamos ver o outro. Compreender a sua realidade. Ouvir a sua história. Dialogar, visando um consenso.

Façamos da educação o prisma para a restauração da sociedade humana.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 12/10/2018
Código do texto: T6474301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.