VISÕES DE MARIA

Da  série:Memórias  da minha  rua
(16/03/2012)

A nossa rua era caminho de sua casa. Nossa casa era o local onde ela costumava “bater o ponto”.
Por vezes chegava ofegante, noutras transparecia-se lépida ainda que os seus mais de 70 anos já conspirassem contra aquela altivez.
Trazia consigo sempre um novo assunto,um comentário sobre a situação do país,uma piada, uma lembrança.
Enturmava-se num chimarrão,vez e outra, um cafezinho e depois tomava o rumo da casa deixando o rastro sutil de sua presença.
Foi numa destas idas e vindas que Maria deixou fluir uma de suas memórias.
Permeado de forte emoção, seu relato expressou o que possivelmente tenha sido uma de suas mais belas lembranças:
“Paulina e Adilino – uma história de amor”
Era um casal de idosos vivendo muito abaixo da linha da pobreza.Tinham-se, apenas, um ao outro.
Moravam de favor numa casa abandonada e, para sobrevivência, contavam com algumas almas abnegadas que lhes saciavam a fome.
Paulina, encarquilhadinha, rosto sulcado de rugas onde o carvão do fogo de chão costumava hospedar-se.Um lenço amarrado à cabeça , miudez de passos que arrastavam-se e um sorriso perene, brotado da boca com poucos dentes. Cativante !
Apesar das mazelas que direcionavam-lhe a existência.
Adilino não era muito diferente. Arrastava ainda mais pesadamente os passos, precisando  apoio de uma bengala para tal.
Ao romper do dia,rumavam em direção à uma leiteria onde potes de coalhada ,farinha de milho e marmelada lhes eram servidos.
Feita a primeira (e talvez única) refeição do dia o casal retornava para o seu abrigo, cruzando pela campina ao redor de um riacho.
****************************************************
A  CENA :


[ Manhã de primavera,sol tecendo cores ]
Maria,num intervalo de aulas (era professôra) por conta de seu vício fumava um cigarro ao lado de fora da escola.
[ Fumaça desenhando arabescos pelo ar ]
Maria em devaneios ,bebendo a beleza fresca da coxilha não muito distante de seu campo de visão.
Dois miudos pontinhos vão cerzindo a paz verdejante do campo.
[ Ipês e margaridas vão  lhes abrindo passagem ]


Paulina e Adilino cumprindo o rotineiro caminho de volta.
Saciados,vão alinhavando a campina no acinzentado de suas presenças.
Maria...Atenta !
Uma tragada no cigarro,turbilhão de idéias varando-lhe a cabeça.
Compadecida do casal traça-lhe , em pensamentos ,os rumos que desejaria tivessem seguido aquelas vidas.
Alheios aos pensamentos da mestra, segue o par desfrutando os melindres coloridos da manhã.
[ Cêrca aramada à beira do riacho ]
Paulina , acocorada,tenta cruzar entre os fios de arame.
Adilino a repreende.
Num gesto de inusitado cavalheirismo,força a abertura dos fios,dá a mão à sua dama e a conduz para o outro lado do riacho.
Não satisfeito,colhe um punhado de margaridas brancas,pousa com delicadeza algumas flores atrás da orelha de sua consorte e ,numa breve reverência,entrega-lhe o ramalhete das demais.
Esta o segura contra o peito e tomam o rumo de seu paradeiro.
Na manhã lavada de sol,a poeira da estrada os faz personagens quase surreais que se vão evanescendo lentamente.
A mestra pisoteia a chepa contra o chão.
Marejados olhos embassam-lhe a manhã de primavera.
Coração abre-se em cofre de uma relíquia guardada com carinho pelo resto de sua vida.
A sutileza de um gesto tão singelo delineando a força do amor  que supera agruras e sofrimentos e faz  agigantar-se os  corações humanos.


PS. Lembranças de dona Maria Gaspar,uma de minhas primeiras professôras.Hoje lecionando em dimensões,onde certamente o amor se eterniza.

Texto  reeditado.Preservados  os comentários ao  texto  anterior:



19/03/2012 07:40 - jorê
Meu caro Iratiense! Poeta JOEL! A nós os poetas compete não deixarmos que essas estórias se percam... É preciso que alguém as revivam, e fiquem eternizadas, para exemplos daqueles que nos seguem na vida. E, no seu caso, você é um MESTRE! Emociona e muito, a quem tem a felicidade de ler suas "falas"... abçs. obrigado josé renato - jorê


9881-mini.jpg
18/03/2012 09:52 - Maria Dilma Ponte de Brito
Você sabe que eu me deleito com os detalhes de seu textos...Eu até queria lhe falar q estive em Venda Nova do Imigrante no Espírito do Santo e vi uma pessoa varrendo com uma vassoura diferente, feita de folhas de árvores...imaginei ser igual aquela vassoura perfumada que um dia vc citou em uma de suas crônicas...


59032-mini.jpg
17/03/2012 20:36 - Anita D Cambuim
Uma pessoa pode ser gentil e amorosa mesmo tendo poucos recursos materiais. Professores jamais deveriam ser pobres...


104708-mini.jpg
17/03/2012 10:36 - Aristeu Fatal
Parabéns Joel! História maravilhosa contada com os requintes do grande poeta de Irati. Abraços


17/03/2012 02:43 - Chico Chicão
Meu caro Joel das belezas polacas de Irati do meu Paraná querido.Paulina e Adilino lembram nomes de algum trecho de alguma Mitologia Greco/Romana. E uma Mestra a contar a História.Estas são relíquias guardadas em memórias que não se apagam jamais e que,recontadas,ficam mais emocionantes.A Beleza do Gesto da entrega das Flores é algo inimaginável hoje em dia de frieza nos relacionamentos.Que bom que a Vida teima em ser Bela. Obrigado,Joel,pela beleza. Fique na paz!


54344-mini.jpg
16/03/2012 23:42 - CONCEIÇÃO GOMES
Como sempre, cativante. Gosto deste jeito de escrever, com palavras que vão direto ao coração, sem delongas e açucares.


4537-mini.jpg
16/03/2012 21:51 - Lilian Reinhardt
A sinfonia da vida que eu precisava ouvir exatamente agora, quando os acordes e as claves da alma do poeta dizem da Verdade da Vida. Agradecida pelas flores da lírica da vida de tão sublime texto! Parabéns poeta da minha terra! abço grande