Plantinha Tenra

Um grande político brasileiro, um baiano, Mangabeira, disse certa fez que a democracia era uma plantinha tenra que necessitava de cuidados e que devia ser regada todo dia. Uma verdade abisssal. Churchil defendia a democracia com certa verve corrosiva, mas dizendo outra verdade abissal, não vou citar a frase dele com exatidão porque estou com a memória rateando, mas ele disse mais ou menos o seguinte: "A democracia não é ouro dezoito, mas é melhor do que qualquer ditadura".

Com certeza não apenas este véio meio caduco e iletrado, mas muita gente está sabendo que a democracia no Brasil está ameaçada. Só não sabe disso quem não está em sintonia com a realidade do nosso cotidiano.

Não adianta lenga-lenga e nem mimimi. É preciso entender que não se pode deixar a democracia ser ameaçada e depois destruída, aniquilada. É claro que não se pode esquecer e nem negar os desvios, erros e nem irresponsabiidade dos que governarma o país desde a redemcratização. Mas isso não pode servir de justificativa para se instalar um regime discricionário.

Acho que devemos votar pensando prioritariamente nas novas e futuras gerações. Simples assim, pensando nos nossos filhos, netos, na juventude. Nãoa é difícil, basta se comparar o histórico de vida, compromisssos, capacidade, postura de paz, quem e mais avesso à violência, quem inspira mais confiança. Também ter a coragem de perguntar a si próprio: quem e melhor espelho e exemplo para meus filhos, netos e nossa juventude? Quem passa mais exemplo de não violência, paz e compromisso co a democracia e a justiça social, com a educação e a cultura, com uma sociedade mais humana e mais justa?

Importante, pode-se fazer essa análise sem raiva, rancor ou ódio, sem perder a ternura jamais. De minha parte, se alguem acha que é melhor, mais indicado, mais exemplar aquele que inspira violência, autoritarismo, sem compromissocom a democrcia e a liberdade, vou respeitar plenamente, é uma opção, se é consciente que se acate. Agora, que depois, como já vimos na história recente deste país, não se arrependa depois com aquela desclpaesfarrapada e mentirosa, além de covarde, "eu não sabia". Sabia sim.

Acato qualquer resultado. Ele será filho ds urnas. Soberano. Apenas para fechar esta maltraçada, escrita sem nenhum ódio, fiz uma promiessa de nao perder a ternura jamais, aproveito para repetir uma frase de Carlos Lacerda, político com quem nunca simpatizei mas que disse uma verdade incrível:

"o voto pode ser uma carta de alforria u um tpitulo de servidão".

Quem vai decidir é o povo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/10/2018
Código do texto: T6475547
Classificação de conteúdo: seguro