Música brasileira.

          A nossa música popular é atrativo la fora , ou estamos nos apoiando em antigos valores ?
          Vou responder por mim,  e portanto esta opinião é totalmente pessoal. Digo isso para que não venham depois me jogar pedras, apesar que o meu casco é duro o bastante para suportá-las.
          Saíndo de "Barajas" (aeroporto)  , em Madrid, entrei metrô adentro pelas galerias, escadas rolantes e  suas tantas lojas subterrâneas, não imaginava que a cidade vivesse tão intensamente no subsolo, e para a nossa surpresa encontramos a voz de Daniela Mercury invadindo os túneis e galerias, o que me encheu de orgulho. Como se isso não bastasse, ao sair para a  "Gran Via" por uma escadaria, avistamos um cartaz do Carlinhos Brown  que pegava a lateral inteira de um prédio.
          Pensei ,e disse alto; " Caramba, o que é isso , parece que estou no Brasil ?!"- Então me dei conta da grandeza desses artistas, por vezes tão negligenciados por aqui.
           Já no hotel, cansados da viagem , ligamos a TV e o próprio Brown reapareceu vendendo guaraná em uma propaganda, e nova surpresa; " Meu Deus, o que é isso ?". Quando fomos até o mercado local, percebemos que havia o tal guaraná à venda, e perguntei aos meus parentes se já conheciam a bebida, e disseram que sim, e que era muito gostoso, com a maior naturalidade.
             A coisa toda não acabou por aí, conheciam Roberto Carlos , e muito, à ponto de cantarem pedaços de algumas canções como " Lady Laura" , " Amigo" e " Un gatto nel  blu ", e para a minha surpresa no programa de humor surgiu um cara imitando Roberto, de terno azul e branco, mancando e tudo, como fazemos por aqui.
             Sem contar Jorge Ben ( nada de Benjor), isso é frescura,  que são conhecidas até na França, assim como Caetano em "Fina Estampa" e Chico Buarque, com  " A Banda".
             Sertanejo e samba, que me desculpem , mas é só coisa nossa, a atração é pelo ritmo apenas, não pelas músicas em si, ninguém compra CD de samba, não acham atraente, a não  ser que a TV mostre um desfile de carnaval, o conjunto realmente chama a atenção.
             Caipirinha e feijoada são conhecidas, mas a primeira ganha de goleada, tive que fazer uma jarra e agradou demais, quase pegaram um porre coletivo.
              A cultura pelas canções de raíz como o flamenco é reverenciada até pelos mais jovens, curtem  as músicas americanas e inglesas, como os nosso jovens, mas sem deixarem de lado as tradições, há um respeito muito grande que une as gerações, e pertencem a todos, como as comidas, os costumes e tudo mais.

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 14/10/2018
Reeditado em 20/10/2018
Código do texto: T6476231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.