Só pra lembrar textos de santos de verdade

Vou citar alguns conselhos, advertências e textos, não de santinhos do pau ôco ou de autoritários, mas de santos de verdade. É uma maneira, quem sabe, de contribuir para o debate democrático, afinal a maioria dos que estão interessados na polêmica eleitoral se dizem cristãos, inclusive este véio caduco e matuto. Vamos aos textos:

Tertuliano (160 - 240 ): Nós, os cristãos, somos irmãos no que se refere à propriedade que entre vós (o gentio) , origina tantos conflitos. Unidos de coração e de alma, consideras todas as coisas como pertencentes a todos. Compartilhamos de tudo em comum, exceto as mulheres. Entre vós, ao contrário, são as mulheres a única coisa que tendes em comum". Basílio (329 - 379): "O pão que te aproprias é daquele que tem fome; do que está nu, a roupa que tu guardas em teu armário; do que está descalço, os sapatos que se estragam sem utilidade na tua casa; do que nada possui, o dinheiro que stá no teu cofre". São Jerônimo (321 - 420): "Qualquer um que possua mais que o necessário para viver deverá dá-lo a outrem e considerar-se devedor de tudo quanto dá". Santo Ambrósio (340 - 397): "A natureza dátudo em comum a todos. Deus criou os bens da terra para que os homens desfrutem em comum e para que sejam propriedade comum de todos. Foi a naytueza, portanto, que estabeleceu a igualdade e foi a violência que criou a propriedade privada". São João Crispstomo (344 - 407): "Impossível enriquecer honradamente. Mas, perguntarão, se houver herdado dos pais? Pis bem, terá herdado o que foi adquirido desonestamente". Santo Agostinho (354 - 430): "Não é em virtude de direito divino, mas em virtude do direito de guerra que alguns podem dizer: esta casa é minha, este servo é meu. uem ossui um bem supérfluo possui um bem que não lhe pertence".

Há outros textos de grandes religiosos e santos, breve divulgo para se fazer o bom debate. Parece que os santos eram contra o capitalismo selvagem e contra os violentos. Reflitam. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/10/2018
Código do texto: T6476410
Classificação de conteúdo: seguro