A  "Sesta " é um cochilo à tarde com hora marcada, o comércio baixa as portas pontualmente , se não me engano lá pelas 16h, mas não estou bem certo, creio que varia de país para país. Este costume é seguido por vários países do mediterrâneo , incluíndo o norte da África, e também países latinos aqui na América.
                    O costume é secular, e respeita-se muito, não tem esse negócio de entrar no estabelecimento em cima da hora e forçar um atendimento,  ou retardar o comerciante, isso não é bem visto lá fora.
                    " O seu direito vai até onde começa o dele", esse lance de que o cliente sempre tem razão não é bem assim, terá razão quando realmente  tiver e nada além disso.
                     Se você estiver na loja fechando a compra, abaixam-se as portas com você dentro, até completar o que já havia começado, mas fora isso , nada. Vai ter que esperar a sesta terminar,  e isso também vale para o horário de encerramento de expediente.
                     Os comerciantes tem o mesmo direito de um trabalhor comum, de sair no horário do seu expediente e retornar a suas casas sem atraso,  e isso é muito respeitado .
                     Um amigo chegou para o lojista e perguntou ; " Se eu levar três camisas o senhor me faz pelo preço de duas ?"-  Lá fora isso não pega bem !  Os costumes são outros, e recebeu a seguinte resposta ; " O senhor por acaso viu essa promoção escrita em algum lugar ?".  Claro que nem todos os lojistas são tão mal humorados quanto esse, mas é preciso entender que cada país tem a sua cultura.
                      Depois das 22 h nem adianta tentar comprar uma cerveja, pois não conseguirá, mesmo com o comércio aberto.  O que vou contar aconteceu comigo;  Fazia uma noite de calor infernal, e resolvi sair às 22 h para comprar uma cerveja gelada, pois vi que havia um mercadinho aberto , e quando cheguei pedi a bebida sem notar que se passaram dois minutos do horário permitido, e tentei argumentar,  dar o jeitinho brasileiro,  sem a menor chance fui rechaçado com rigor ;" Não ! O senhor não conhece a lei ?".
                     Já tive comércio aqui no Brasil, e passava nervoso, juro !  Quantas vezes chegavam bem na hora que estava abaixando as portas  ?!  Estacionavam lá para ir comprar em outro estabelecimento, ou ir ao Banco, sem pedir licença , como se fosse estacionamento público, alguns passavam pela rua e queriam usar o banheiro, como se fosse a coisa mais normal do mundo.  Era uma loja de móveis , nem bar era ...!  E se dizer "não" , ainda acham ruim.
                    Me lembro uma vez que um cara estacionou uma picape e eu estava na porta da loja , e me perguntou se podia deixar o carro alí, pois iria até o outro lado da avenida onde havia uma loja de materiais de construção, e eu disse que não, que desse a volta e estacionasse lá, que eles tinham um ótimo estacionamento.  O fulano ficou bravo comigo, ficou reclamando todo cheio de razão, mas não deixei , teve que ir embora.
                  
                      
                    
                
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 15/10/2018
Reeditado em 15/10/2018
Código do texto: T6476565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.