Críticas injustas a Nordeste

Nada de novo não, mas é preciso se ratificar que há uma discriminação em relação ao Nordeste. Não só notocanteàs minhas malraçadas, mas de maneira geral nas redes sociais. Dia desses vi uma madame do sul, fantasiada de militar, lamentando a opção de voto no Nordeste, citou até a minha querida Pesqueira onde, segundo a ignorância dela, não há ainda nem luz elétrica, só vela. Nem me zanguei, apenas ri de tanta ignorância. Sim, é falta de respeito, de democracia, de cultura. É fascismo. Mas fascismo ignorante.

Sem nenhum desejo de retaliação, mas que seria, por exemplo, da cultura brasileira sem o Nodeste? Que seria da literatura sem Graciliano, Jorge Amado, Guimaraes Rosa (os sertoes dele são nordestinos), José Lins do Rego, Gilvan Lemos, Hermilo Borba Filho, Nelson Rodrigues, Gilvan Lemos, Manuel Bandeira, Joaquim Cardoso, Gregório de Matos, Agusto dos Anjos, Castro Alves, Rui Barbosa... Sem Caetano, Gil, Caymmi, Gakl, BetÇania, Alceu Valença, Lenine, Nana Caymmi, Fagner, Belchior, Djavan, Chico César.... E no pensamento sem Paulo Freire, Milton Santos, Josué de Castro, Darci Ribeiro, Joaquim Nabuco...

Há que se considerar ainda a história. Onde houve revoluções libertárias, onde o Brtasil aprendeu a liberdade? Como estudar a história sem falar no Nordeste? O Brasil começou no Nordeste.

É claro que não se pode julgar o povo brasileiro, o que ele sente pelo Nordeste, com base no preconceito de meia dúziade fascistas ignorantes. Mas auma coisa é certa, sem o Nordeste o Brasil fica incompleto com muito meno cultura, história e belezas naturais. Respeitem o Nordeste. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/10/2018
Código do texto: T6477049
Classificação de conteúdo: seguro