Viver a Vida. Simples assim!

Há pessoas que perdem muito tempo tentando entender a vida, definir, complicar. É besteira. E besteira maior, pretensao descabida é querer ensinar os outros a viver. Há pretensisos, inclusive religiosos picaretas e outros vigaristas ganhando dinheiro dando conferências, pasmem, onde ensinam as pessoas a viver. Que pretensão! Que picaretagem!

Nunca quis arender e nem ensinar ninguém s viver. Apenas sempre gostei de colecionar e anotar frases sobre vidade quem viveu de verdadee que nçao foi enrolão e nem mistificador.

Vou começar lembrando Dom Hélder Câmara, um religiosos de verdade, nunca foi santinho do pau ôco, ele dizia que devemos envelhecer como os vinhos tnando-nos melhores. Adoro o que cantou Caderón de La Barca: "Que é a vida? Um frenesi./ Que é a vida? Uma ilusão/ Uma sombra, uma ficção,/ e o maior bem é pequeno,/ pois toda a vida é sonho,/ e os sonhos, sonhos são". André Malraux: "Uma vida não vale nada, mas nada vale uma vida". Charles Chaplin: "A vda é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça acabe sem aplausos". Gibrán: "A vida pode ser de fato escuridão se nao houver vontade, mas a vontade é cega se não houver sabedoria, sabedoria é vã se não houve trabalho e o trabalho é vazio se não houver amor".

Há outras frases, até de um fisico, um gênio, Einstein que acho arretadíssima: "Existem duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra que tudo é milagre". Fico com a segunda alternativa, acho que a vida é um milagre de Deus.

No mais, hermansas e hermanos, continuo achando besteirol e pretensão além de vgarismo e picaretagem, querer ensinar as pessoas a viver. Prefiro me render ao conselho de Clarice Lispector:

"Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Mas nao se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".

É isso aí, não vamos complicar a vida. Basta viver sem medo de ser feliz. E priu. Inté.

P.S. Tem algumas pessoas que além de qerer ensinar a viver, querem ensinar patriotismo e se acham donos da verdade. São os intolerantes, arrogantes e intelectuais em compotas.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/10/2018
Código do texto: T6477339
Classificação de conteúdo: seguro