Almas Gêmeas

Texto de Victor Da Silva Pinheiro

Almas Gêmeas

Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra que assisti de uma filósofa de Brasília. São palavras dela e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado.

Ser platônico não é almejar coisas inalcançáveis, mas é ser filósofo. O filósofo busca a sabedoria na sua plenitude. O sábio se faz diante da dificuldade. Platão homenageia seu mestre Sócrates o colando como personagem principal nos seus livros, nos seus diálogos. A voz de Sócrates nos livros de Platão, é a voz do próprio Platão. Sócrates dizia que os livros não dialogam por isso ele dava mais valor ao conhecimento oral do que o escrito, que é suscetível de deturpações. Aliás, a tradição escrita surgiu com a decadência da tradição oral, que era superior a escrita. Tanto que os Incas não tinham conhecimento escrito, diante de tanto valor que davam ao conhecimento oral. O que sabemos hoje sobre os Incas foi deixado pelos colonizadores e algumas coisas ainda se sustentam na tradição oral de alguns grupos descendentes dos ameríndios incas. Alguns estudiosos acreditam que Sócrates era analfabeto. O filósofo grego Diógenes, da época de Alexandre O Grande, disse sobre o ato de ler: “Eu não me alimento de figos pintados.” Diálogo, etimologicamente falando, vem da língua grega e quer dizer: “duas inteligências”, que quando se juntam, se colocando a serviço de um ideal, se aproximam de uma verdade superior, universal. Segundo Platão e Sócrates, amor é a busca daquilo que nos falta. Na verdade, está adormecido em nós, e quando encontramos isso que nos falta, na verdade, desperta o que estava adormecido em nós. É nossa busca interior. Pois, aquilo que nós somos de fato, nunca deixou de ser, basta só chegarmos a essa constatação e trilhar o caminho. E como diz Morfeu a Neo no filme “Matrix”: “Com o decorrer do tempo, Neo, você vai saber que existe uma diferença em conhecer o caminho, e trilhar o caminho.”

Alma, etimologicamente falando, vem da “anima”, aquilo que nos anima, nos movimenta. Os gregos antigos diziam que o homem é constituído de 3 naturezas: Soma, é a parte física, mais densa, o nosso robozinho biológico. Depois vem a Psique, o nosso eu mental e emocional. Essas duas naturezas juntas, segundo os gregos, constituem a nossa personalidade, a nossa máscara. A terceira e última natureza nossa é Nous, o eu espiritual. A união desses 3 mundos, dessas 3 naturezas, é que forma o homem. O Nous, que simboliza a consciência, passa a vida toda nos procurando, se comunicando com nós através da vida, das pessoas, dos sonhos... só que estamos mergulhados no mundo da matéria, vivendo nossas vidas distraídas. Por isso no filme “Matrix”, Morfeu, que é o mestre e simboliza a consciência, diz para Neo, que é o discípulo: “Você pode ter passado os últimos anos me procurando, mas eu passei a vida toda procurando você!”

Se tivermos a concepção que o que nos falta é algo físico, teremos um amor físico, somático, do prazer carnal, que rapidamente se esgota. Se tiver a concepção que o que nos falta é o amor da psique, vamos viver algo mais sutil, o amor romântico, mais duradouro, porém, também se esgota. Agora, se temos uma concepção que o que nos falta é o amor espiritual, viveremos algo eterno, que nunca acabará, que continuará ecoando por toda a eternidade. Como diz o general romano Máximus, no filme “Gladiador”: “O que fazemos em vida, ecoa por toda a eternidade!” É o chamado o amor platônico, de almas gêmeas, que é um amor guerreiro, amor esse que já escrevi sobre ele no meu segundo livro “Fogo Interior”. A união nesse aspecto acontece quando duas pessoas não estão olhando uma para outra, mas se unem olhando a estrela que os ilumina. A possibilidade da existência desse amor num casal hoje em dia é raríssima, o que mais vemos são as paixões. Quando nos unirmos espiritualmente, temos a possibilidade de nos unir psicologicamente e fisicamente, e assim unido os 3 mundos, as 3 naturezas do homem, fechando assim o circuito, segundo Platão. O símbolo do Tao, da união do Yin e Yang, simboliza essa união que está presente em todo o universo e que está em movimento. A mulher de Ramsés se uniu a ele por que sabia que Ramsés amava mais ao Egito do que amava ela. Sendo ela uma sacerdotisa, e ele um rei, fizeram juntos um dos mais grandiosos governos do Antigo Egito. Se quisermos encontrar uma pessoal ideal, também temos que ser essa pessoa ideal, pois quando acharmos essa outra pessoa ideal, esta pessoa pode também está procurando alguém ideal, e temos que está prontos para viver um ideal de duas almas gêmeas. O que podemos garantir de melhor para o outro é nosso crescimento espiritual, nossa verticalização. Imagine uma pirâmide de 4 faces, onde ciência, arte, política e religião são as 4 faces da pirâmides. Quanto mais subimos a pirâmide, mas nos aproximamos do topo da pirâmide, e mais nos aproximamos das outras faces. O topo da pirâmide é o piramidô, a filosofia. E dizia os antigos que a filosofia é à mãe de todas as ciências. A base da pirâmide é o mundo manifestado.

Autor: Victor Da Silva Pinheiro

Site de registro:

www.recantodasletras.com.br/autores/vitorgeo10 (Livros, Áudios, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Outros Sites:

www.vitorgeo7.blogspot.com (Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Facebook: Victor Da Silva Pinheiro (Vídeos, Fotos, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Vitor da Silva Pinheiro
Enviado por Vitor da Silva Pinheiro em 18/10/2018
Reeditado em 15/01/2019
Código do texto: T6479536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.