Por quê todo mundo ama Cuba?

Em dezembro de 2014 a revista Brasil de Fato publicou um artigo intitulado “Cuba constitui um sistema de poder popular único, autóctone, que não é cópia de nenhum outro”.

A autora, Anita Leocadia Prestes, na época professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes, inicia o artigo com uma citação de Abraham Lincoln, “O governo do povo, pelo povo e para o povo”.

Num trecho do artigo encontramos a seguinte pérola:

“O Parlamento cubano se apóia em cinco pilares de uma democracia genuína e verdadeira, a saber:

- O povo propõe e nomeia livre e democraticamente os seus candidatos.

- Os candidatos são eleitos mediante voto direto, secreto e majoritário dos eleitores.

- O mandato dos eleitos pode ser revogado pelo povo a qualquer momento.

- O povo controla sistematicamente os eleitos.

- O povo participa com eles da tomada das decisões mais importantes.

O sistema do Poder Popular em Cuba é constituído pela Assembléia Nacional, as Assembléias Provinciais, as Assembleias Municipais, o Conselho Popular e a Circunscrição Eleitoral, que é o degrau básico de todo o sistema. Nenhum desses órgãos está subordinado a outro, mas todos funcionam de forma que suas funções e atividades sejam complementares, tendo em vista alcançar o objetivo de que o povo possa exercer o governo de maneira prática e efetiva.”.

Essa brilhante professora universitária, que Deus tenha dó de seus alunos, flutuando numa dimensão paralela chamada Pensamento de Esquerda, deve enxergar que todo terráqueo sonha em ir viver em Cuba e todos os anos milhares de americanos arriscam suas vidas em pequenos barcos atravessando o mar para tentarem um lugar ao sol em Cuba.

Para ela, deve ser fácil entender o motivo desse fascínio. Cuba além de proporcionar um conforto material não encontrando em nenhum outro país, é a terra da liberdade.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 27/10/2018
Código do texto: T6487902
Classificação de conteúdo: seguro