CONVERSANDO...

Domingo à tarde, sol baixando no horizonte, Raimundo Correia vai visitar o seu compadre Antônio Crispim. Ambos moram no Quenta Sol,zona rural de Calambau.

No terreiro os cachorros latem, anunciando a chegada da visita. O Raimundo vai até a janela da casa e grita com os cachorros. Os latidos cessam, e o Antônio aceita o convite do compadre e entra na casa.

Ô compadre que bom que você veio! Já estava sentindo a falta do nosso bate-papo. Como vão as coisas?

Tudo vai correndo como Deus quer! Respondeu o Antônio. A última novidade foi a desavença do Oscar Brito com o seu vizinho Malaquias. O Malaquias plantou uma rocinha de milho próxima à sua casa. O Oscar, como vancê sabe gosta de criar cabritos. Por duas vezes eles foram até a roça do Malaquias e andaram comendo boa parte da plantação, o que lhe causou certo aborrecimento. É compadre, como diz o ditado:”A única folha que o cabrito não come é a folha da faca”, e por isso é comum dizer: “cerca de cabrito é chumbo...”.É isso mesmo,emendou o Antônio Crispim. O pior aconteceu ontem:- O empregado do Malaquias, quando este estava almoçando,chegou para o seu patrão e disse-lhe que o Oscar Brito estava no terreiro. Mal ouviu a notícia o patrão foi dando a ordem:- Estumam os cachorros neles! Foi o que o empregado fez.Daí a pouco ouviu-se uma gritaria.Era o Oscar tentando livrar-se das mordidas dos cachorros.O Malaquias saiu correndo para ver o que estava acontecendo e verificou-se o que ocorrera.O empregado não o explicou direito e ele confundiu Oscar Brito com “os cabritos”.O fato é que o Oscar saiu com muita raiva e não aceitou as desculpas do vizinho.Agora é esperar para ver o que irá acontecer.

Compadre Raimundo, ontem consegui pegar uma piaba vermelha de uns três quilos. Foi ali debaixo de um ingazeiro, no rio Piranga,próximo à Fazenda Baía do Zé Carneiro.Comprei um anzol reforçado na venda do Silvério de Pequena, em Calambau,coloquei uma isca de toucinho, foi jogar e pegar. Vancê “ não dá o cheiro não”, para que ninguém descubra esse pesqueiro...pode deixar que vai ficar só entre nós, respondeu o Raimundo.

O compadre ficou sabendo que o Dr. Solon, de Piranga, veio ver o Colodino (Claudino)? Pois é, o Colodino já sofria da coluna, e no domingo quando ele ia para Calambau , assistir a missa, o seu burro de nome “expresso”, tropeçou e o coitado do Colodino caiu e “travou’ a coluna.O Dr.Solon chegou,aplicou-lhe uma injeção e hoje de manhã ele já estava andando. Este médico anda para todos os lados, seja de jipe ou a cavalo.Fiquei sabendo que ele já foi até a Guaraciaba atender a um doente.Foi a cavalo.

Foi a vez de o Raimundo Correia perguntar:- Então o Tatão de Deco, de Porto Firme, é o novo Prefeito de Piranga? Depois da apuração, ele indo para Porto Firme passou por Calambau, onde foi muito bem recebido pelo povo. Agora, a festa maior foi em sua terra, onde ele teve os votos de quase todos os eleitores.

O compadre Anselmo foi à Porto Firme com uma turma daqui. Foram a cavalo, passando por Santana, Paredão e Barbosa.O seu irmão Arlindo não foi, porque é do outro partido, e em “festa de inhambu, jacu não entra”. Por este caminho a distância não é muita, disse o Antônio Crispim.

E continuando:- O Anselmo é meu vizinho. Nós estávamos de “cara virada” por causa de uma discussão que tivemos, mas agora tudo voltou ao normal.

Fez bem, disse o Raimundo, pois o vizinho, como dizia a minha avó, é um “chá da horta”, pois é o primeiro a quem pedimos socorro.

Ô compadre Raimundo, você tem visto o Joaquim de Ozéias? Outro dia estive com ele na venda do João Arcino, lá no Baía. Ele estava contando como foi a guerra lá na Alemanha,onde ele esteve.Tinha lá uma mulher danada de braba, que se chamava Rita.Ela mandava em muitos mil soldados.Não e Rita não compadre, disse o Raimundo.É um nome parecido com este.Acho que é Ríter (Hitler) ou coisa parecida, e ele era homem...

Como a tarde já ia “caindo”, o Raimundo fez menção de ir embora, e o seu compadre disse-lhe:- A sua comadre está preparando um café de garapa e vancê não vai sem tomar um pouco do mesmo.

Tomaram o café e combinaram irem a Calambau no próximo domingo, pois neste dia teriam que assistirem à missa e mais tarde irem ver o jogo da U.S.E. com o Nacional de Piranga, pois ficaram sabendo que neste time havia um tal Padre Lustosa, que chutava tão forte que uma vez furou até a rede...

PS.: Nesta época,Calambau,Porto-Firme,Senhora de Oliveira e Guaraciaba eram distritos de Piranga.

Neste texto, como já ocorreu em um outro denominado “Conversa Mole”, usei nomes e fatos reais da época, o que poderia ter sido assunto das conversas na região.Procurei também usar alguns vocabulários falados na nossa zona rural. O mesmo acontecendo com os “ditos populares”.

Calambau,10 de outubro de 2018

Murilo Vidigal Carneiro

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 28/10/2018
Código do texto: T6488349
Classificação de conteúdo: seguro