LUCIO CARDOSO, UM BELO POETA

Tenho a nova edição das obras completas do escritor/poeta Lúcio Cardoso, o qual possui a contracapa, em capa dura, a foto do autor. Mas tenho que confessar: a editora caprichou.

É uma bela foto. Em preto e branco, destaca os cabelos sem um fio fora do lugar, bem como os olhos claros do poeta, em sua juventude. O complemento pode ser destacado o terno que usa.

Bom, até aí, tudo normal.

O fato curioso é que a senhora que trabalha aqui em casa, desde que coloquei o livro na minha estante, o virarava exatamente de modo que a contracapa ficasse à vista.

Certo.

E eu o desvirava. Afinal de contas, contracapa não é capa!

Porém, hoje à noite, ao ver mais uma vez a insistente troca de lugar do livro, resolvi deixa-lo do jeito que ela queria que ficasse.

Minha esposa ainda disse:

-Vai ver que ela pensa que a parte da foto é a capa.

Não respondi. Apenas sorri.

Não acho que seja isso. Acho que o motivo é que a senhora admira essa bela foto.

De alguma maneira ela entende que deva ser assim.

Contracapa virada. A bela foto como um porta retrato. Um livro-porta-retrato.

Avistando-o de meu sofá, acho que ela tem razão. Fica melhor assim.

Refletindo um pouco, considerei o fato de não só as pessoas terem pontos de vistas diferentes, mas os expressam em ações. E, diante disso, muitas vezes, melhor acatá-los. Assim, talvez devamos considerá-los, simplesmente, e deixar o gosto de cada um ser atendido.

Senão assim como a contracapa continuará sendo capa por tantas e tantas vezes, assim será cada área da vida que insistirmos defender nosso ponto de vista.

Melhor deixar do jeito que está.

Enfim, o que situações assim podem alterar "a roda da humanidade"?

Alexandre Scarpa
Enviado por Alexandre Scarpa em 12/11/2018
Reeditado em 12/11/2018
Código do texto: T6500596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.