"Ele é calmo até de mais"

Alunos gostam de comentar características de professores. No dia 13 de novembro de 2018, após concluir as provas da noite, uma aluna de uma das turmas nas quais trabalho sentou-se fora da sala, chegou um aluno de outra sala, ele fez comentário sobre filosofia, citou uma característica que muitos alunos atribuem a um outro professor dessa área na cidade, e a aluna disse sobre mim: "Ele é calmo até de mais".

O que eu pretendo com esta reflexão? Cada texto diz muito sobre seu autor. Deixarei que os leitores tirem suas conclusões. Limitar-me-ei a dizer que o ambiente revela muito sobre as pessoas. Além disso, quem fala sobre alguém diz muito sobre si mesmo: Freud (pronuncia-se "fróid") confirma o que afirmo. O filósofo espanhol Ortega Y Gasset escreveu: "Eu sou eu e minhas circunstâncias".

Mas a afirmação da aluna me alegra muito, porque esse é um dos meus ideais e mostra que estou conseguindo ser quem eu quero ser. Segundo Aristóteles, o homem justo fica calmo e indignado nos momentos certos, mas eu quero ter a serenidade do filósofo Epicuro. Peço a Deus que eu não sofra o que Epicuro sofreu para demonstrar a sua capacidade de não se deixar perturbar. Esse filósofo enfrentou grande sofrimento por muito tempo. No último dia de sua vida, sob grandes dores físicas, ele escreveu a um amigo e disse que "a vida é doce e feliz" e que aquele dia era um dos mais felizes de sua vida. Um dos ideais de Epicuro era a ataraxia (imperturbabilidade, tranquilidade, serenidade, paz da alma), para conquistar a sabedoria. A ataraxia era um dos ideais dos estoicos também.

A turma da aluna referida é calma. Não há razão para eu não ser calmo nesse ambiente. Existem turmas nas quais é muito fácil manter a serenidade. Outras, porém, são grandes desafios ao exercício da ataraxia e ao desenvolvimento de uma aula.

O mundo atual é muito agitado. O barulho é um dos pedidos de programas de televisão. Há um apresentador de televisão que pede: "Quem gostou faz barulho!"

Precisamos nos preparar para mantermos a paz da alma na sociedade hodierna. Existem ambientes pacíficos, mas existem muitos ambientes barulhentos. Não ganhamos nada nos perturbando, com agitação, preocupação, irritação, a não ser doenças e outros problemas.

Jesus Cristo nos diz: "Aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração".

Nota: Talvez algumas (ou muitas) pessoas tenham pensado que eu errei ao escrever/digitar a palavra "de mais" separada. No entanto, segundo a norma-padrão da Língua Portuguesa, existem as palavras "de mais" (separada) e "demais" (tudo junto), com significados diferentes.

Uruçuí/PI, 13 de novembro de 2018.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 14/11/2018
Reeditado em 14/11/2018
Código do texto: T6502233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.