Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Translation

  Rosa Pena

 Foi criado, entre os jovens, um fenômeno grupal associado ao "Lost in Translation". De repente, a sensibilidade desceu à Terra. Numa festa, vi um rapaz sussurrar a outro “Sabe o que é isto?”». "Isto", penso, você está atrasado 15 anos, é a trilha sonora do filme Lost inTranslation (Encontros e Desencontros  o segundo filme de Sofia Coppola, filha de Francis Coppola. O filme foi lançado em 2003 e trata da dificuldade das personagens para serem compreendidas em outra língua e da  paciência e sensibilidade dos ouvintes em entendê-las. Subjetivamente está sendo usado como a dificuldade de comunicação entre gerações. Será?  Isso é que tem ranço danado.
Já algum tempo (ou desde sempre), uma irmandade que sabe tudo de tudo via whatsapp, com uma linguagem velada própria e uma boa vontade incrível com os idosos, tenta entende-los e ensina-los a usar senha no banco, subir no metro, cagar
 cheiroso..... Ensinam até a usar celular com maestria, mas esquecem o velho no sol. E antes que eu perca essa...  Quem é Coppola? Jogou no Barcelona? 
Será que só percebi agora essa irmandade por estar com depressão e perceber que sou tratada por alguns como imbecil?
Eles pregam o desenvolvimento, ao longo da vida, da paciência e sensibilidade de uma forma ampla que nos permitirá chegar à terceira idade de um jeito show!Transbordando uma espécie de "ternura aos sessenta", com um toque de amargura e um cinismo decadente, mas decente (manual de autoajuda para idade feliz lararirará!!).
Isso nos permitirá o trânsito livre entre a galera nova, sábia  e até um pouco de deferência com o  nosso olhar de farol traseiro, uma risada indulgente  para o palavrão já batido, um convite “do tipo” pode ir à festa dos 30 da Flavinha e se quiser  ‘pode até dançar’, a galera vai sorrir, desde que não levante os dois dedinhos... Fui idiota assim? Não lembro. Já nasci uma velha gaiteira ? (dicionário: alegre demais pejorativamente).

Quem sabe, se você for homem, uma loira de vinte formada em filosofia, não baila contigo? E se mulher, um coroa “enxuto” de 50 parecidíssimos com o De Niro não sorri pra você? A partir desta teoria de aprender a ser totalmente indulgente e sensível, até em bala perdida, posso pensar em desenvolver uma seita, melhor uma igreja. IDSA. Igreja da sensibilidade que anda.  
No futuro minha neta, obreira de minha casa de fé,  vai virar presidente do Brasil, se vai, vai sim.  




(foto: tênis do Tiozâo/2018..  Instagram)



... 
 
Rosa Pena
Enviado por Rosa Pena em 14/11/2018
Reeditado em 15/11/2018
Código do texto: T6502561
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Rosa Pena
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
987 textos (1584385 leituras)
48 áudios (24852 audições)
33 e-livros (31245 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/09/19 06:02)
Rosa Pena

Site do Escritor