CODÓ RESPIRA CIÊNCIA E TECNOLOGIA!

“Codó respira ciência e Tecnologia”

Por Raquel Pinho dos Santos

Impulsionada pelo sucesso dos projetos da 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia-SMCT/2017 e da 2ªSMCT/2018 registro neste relato as ações executadas nesta 2ª edição em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente pelo Ministério de Ciência & Tecnologia.

A partir de 2017, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Codó-MA passou a realizar e chamar o evento institucional de "Semana Municipal de Ciência & Tecnologia". Portanto, esta ação foi pensada como uma oportunidade de levar aos estudantes e à comunidade escolar e geral informação sobre a importância da ciência e tecnologia na sociedade hoje e amanhã; e dessa forma despertar a vontade de pensar na ciência como o início de um caminho que melhore a qualidade de vida das pessoas e reduza as desigualdades e discriminações.

A 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia-SMCT/2018 foi um marco na história de Codó, pois no ano em curso reuniu todas as esferas educacionais, desde o ensino fundamental público, particular como também o ensino médio e Ensino Superior para discutir sobre as desigualdades em suas diversas nuances: “Codó fazendo ciência para redução das desigualdades” foi o tema evidenciado este ano com base no tema proposto pela SNCT/2018.

O evento teve como organizadores as seguintes Instituições: Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação-SEMECTI, Centro de Ensino Superior De Codó- CESCD/UEMA Campus Codó, Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Campus Codó, Instituto Federal do Maranhão-IFMA Campus Codó, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA/Codó, Unidade Regional de Educação-URE/Codó, Universidade Aberta do Brasil-UAB e Plan Internacional.

A cidade de Codó MA foi palco da Ciência e da tecnologia ao longo de uma semana! Durante a socialização de projetos abordando diversas temáticas na Praça de São Sebastião, foi possível dar visibilidade para toda comunidade codoense dos trabalhos desenvolvidos na ambiência escolar, oportunizando o debate e a reflexão abertos acerca da temática em discussão na SMCT/2018.

Nesse sentido a SEMECTI realiza a SMCT; um evento científico de grande porte destinado a promover a difusão alargada da cultura científica e tecnológica na sociedade codoense. Este é, o seu objetivo mais lato pode assim dizê-lo, porque tem como destinatários privilegiados os estudantes dos ensinos básicos e secundários.

Assim é importante referir o caráter prospectivo desta iniciativa, dado que, ao mesmo tempo se estimulava a comunidade educativa, científica e empresarial a trabalharem para o mesmo fim. Por essa razão se constituiu um comitê científico interinstitucional para a articulação e a realização desta tão importante ação. Os resultados alcançados que tivemos são a resposta de um tempo marcado por um ano letivo em que se compartilham saberes através da produção do conhecimento. Este tempo e este espaço teceram uma rede, entendida no sentido mais real de quem disponibilizou conhecimentos, trocou experiências, experimentou dificuldades, caminhou com dúvidas e assim foi praticando a arte de ensinar e aprender através da observação, da mediação, do registro, que são, afinal, os processos vivos da experimentação. Tê-lo-emos conseguido? É uma pergunta que ficará viva e nos motivará trabalhar em busca de parcerias que nos permitam trabalhar melhor no próximo ano.

Sabemos que a ausência de uma aprendizagem científica tem de ser feita muito cedo na vida, de modo a criar rotinas e o gozo pelo real concreto, de uma forma organizada e sistemática. Como equacionar o interesse pela ciência e tecnologia com a ausência de condições para sua aplicação e desenvolvimento? Estamos ainda longe de obter os resultados almejados, entretanto, que a SMCT se faça com envolvimento de todos/as e, principalmente, com investimentos; por isso é que outras semanas como essa seguirão, em próximos anos, até que os protagonistas sejam os estudantes e os estudantes de nossos estudantes.

Por agora, finalizo com a afirmativa de que se pôde perceber que Educação, Ciência e Tecnologia são fatores determinantes no desenvolvimento social e na redução das desigualdades de modo geral. Observemos os resultados deste ano e dos próximos que virão! Avante!

Raquel Pinho
Enviado por Raquel Pinho em 14/11/2018
Código do texto: T6502709
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.