OS BONS FILMES JAMAIS SÃO ESQUECIDOS... 10h05 min.

Sempre que possível, dou uma “olhadinha” no Cine Luz, que começa as 13horas na Rede Vida. Quando sintonizamos já havia começado, foi um dos primeiros épicos do cinema americano, rodado em 1949, a cores, sem os recursos atuais da computação, mas há cenas de um realismo fantástico...

A historia é extraído da Bíblia, e é de domínio público: Sansão* e Dalila*, em que fica evidenciado que o amor não tem barreiras, isto é está além de “raças” e quando ele é verdadeiro, até suas vidas podem ser dadas em louvor a ele...

Nossa heroína, jovem de rara beleza, do povo filisteus, “inimigos” dos hebreus, sutilmente se aproxima do nosso herói, sabendo que toda sua força está em no vigor de seus longos cabelos, com seus encantos o seduz, cortando aquilo que era a razão de sua força, com a perda de seus poderes, facilmente é preso pelos seus inimigos, que o levam prisioneiro a sua cidade...

É humilhado, num ato vil de seus inimigos perde a visão, pois aproximam parte de uma espada em brasa perto de seus olhos, passa a trabalhar como um animal de carga puxando o mecanismo de uma pesada pedra na moagem de trigo...

Foi quando Dalila realmente descobriu que o amava, mas como reparar o mal que tinha feito a ele? Foi quando novamente se aproxima dele, ele reluta e aceitar, o seu arrependimento; mas quando o amor é verdadeiro a tudo supera...

O povo filisteu adorava vários deuses, diferente dos hebreus, que já na época acreditavam num Deus único; haveria uma grande festa em louvor a estes deuses, e Sansão seria levado para sofrer humilhações, Dalila novamente se aproxima dele, ele, pede que a leva junto as duas colunas, que sustentam todo o templo, sendo conduzido por ela, pedido que ela se retire do templo, pois se ficasse correria o risco de perder sua vida, ele a chama, ela não responde...

Para o riso dos presentes começa a “forçar” a duas colunas, que sustentam toda construção do templo... Mas, com crescimento novamente de seus cabelos, que passou despercebidos pelos seus inimigos recupera sua colossal força, aos poucos as duas monumentais colunas vão se “soltando” e inesperado todo o templo vem abaixo, causando centenas de vitimas, inclusive dele e de sua amada...

Pela época que foi rodado este filme, - 1949 – é um realismo fantástico. Encerramos nossas sucintas palavras com esta curiosidade: o ator *Victor Mature tinha na época 36 anos e a atriz *Hedy Lamarr 35, ambos morreram quase com a mesma idade ele com 86 e ela com 85... Ele fez outro filme também com destaque: O Manto Sagrado, em 1953, pelo mesmo famoso diretor Cecil B. DeMille... 10h50min.

Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 19 de novembro de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/11/2018
Código do texto: T6506289
Classificação de conteúdo: seguro