"FOI O MARCENEIRO!"

Sempre me dei bem com os chamados contracorrentes, os dissidentes, aqueles que dão valor ao amor próprio, ao brio, ao caráter e não vão na onda do efeito manada.

Eu tinha um amigo - já partiu - que detestava humilhação, era ainda mais radical que eu. muito mais. Não gostava de política e nem de religião. A noss amizade se devia ao reséito mútuo e ao jogo de botão, eu era pixote para ele. Havia ainda a nos ligar a aversão à perseguição.

Quando estdávamos o ginasial, eu era um aluno completamente relapso, e ele muito esforçado, estudioso e um arretado em matemática e ciências, era um dos mais adiantadosda turma, sempre se oferecia para me ajudar. Mas eu nem ligava, preferia a gandaia. Num determinado tempo o ginásio resolveu, incentivado pela secretaria da educação, fazer um concorso de artes, trabalhos manuais entre os alunos. Grande parte, meu caso, optamos por mandar fazer no marcineiro. Ne me lemnro o que ele fez para mim, acho que foi uma espécie de baú de pirata. Mas o meu amigo era também um arretado nas artes da marcenaria, possuia uma espécie de maleta com instrumentos de marcenaria. Ele construiu, criou, uma Lapinha linda, fiquei dissurado na escultura. Só que o Menino Jesus da Lapaainha era negro. Isso muito anyes de Ariano Suassuna ter colocado um Cristo negro na sua peça. Não preciso desenhar, das peças vencedoras não constou a Lapinha, esta ficou numa estante do colégio. Todas as vencedoras foram feitas por um único autor: o marceneiro.

Alguns meses depois uma equipe da secretaria da educaçãoapareceu no ginásio para fazer uma inspeção, era comum, então quando passaram na secretaria do colégio viram a estante com as peças reprovadas e o chefe da inspeção,um professor muito sensível às artes, viu a Lapinha. Fcou maravilhado e perguntou como não tinham enviado aquela peça maravilhosa. O diretor, um religioso direitista, ficou meio sem graça e falou que a comissão achou por bem, devido ao Menino Jesus ser negro... Não terminou, o professor pedoiu para chamar o aluno que fizera a peça. O meu amigo foi e o professor eligiou paca a sua peça, enquanto o diretor ficou de cabela baixa, então o amigo riu e disse curto e grosso: - Besteira, professor, não mereço elogio, quem fez essa escultura foi um marceneiro. Pegou a escultura das mãos do professor e foi embora.Adorei esse gesto. Foi uma lição e tanto no diretor. Ele disse com todas letras que o diretor era um bosta que vetara por discriminação uma das únicas peças que não era ecmendada ao marceneiro. Carpater é caráter. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/12/2018
Código do texto: T6517933
Classificação de conteúdo: seguro