Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

De malas prontas

Caros compatriotas,
 
  Por favor, leiam com atenção:
 
"Goleada
 
– Que sonho infantil!
– Por que não confundir ser
Bolívia Brasil?!"
 
É... Não o hai-ku (– Ai de mim:), porém, a derradeira eleição a presidência lá da Bolívia é o que abre aqui no Brasil um questionamentozinho, enfim: Será que um dia (dentro em mais quinhentos e poucos anos), veremos chegar ao poder um negro, um indígena ou (trovadorescamente, falando...) uma senhor(ita)?!
  Bom, verdade seja dita, psicografada, digitada ou escrita, o tão nobre e humilde guerreiro boliviano ou a dama d'El Chile constituem (– Brinco obviamente com o Chile!) a maioria em seus respectivos países!!
  O nosso, Pátria Amada, um dia, foi um Evo Morales da vida: O Povo, a maioria dos nossos, vê-se ou viu-se refletida em Luís Inácio ...afora uns (d)efeitos de mídia, é claro!!
  Mas qual! O questionamento aqui é outro – Perdoem: Por nosso atraso, não se verá, daqui a dez, cinqüenta ou até quinhentos... Ops! "Quinhentos e poucos" anos, por exemplo, um negro com a faixa presidencial! ...Por quê?! Os negros, por um acaso, não constituem a maioria?! Não! Mas é o velho e (ainda) familiar preconceito, ora, essa...
  Vamos por partes, então, senhores: Pelo andar de nossa carruagem, tílburi ou liteira (para ser preciso), uma (trovadorescamente ainda...) senhor(ita) é a mais indicada a quebrar essa tão medonha tra(d)ição ou círculo vicioso; depois, um negro (talvez de Angola ...naturalizado aqui, artista ou não) e enfim, mais em frente, amigos... quando imperiosos Caramurus engasgarem e os Estados Unidos (por bomba ou não) dormirem o sono de um ano (= não meterem o bedelho) ou explodir uma revolução... aí, sim, virá ...não tal qual um Peri (– Pelo amor de Deus!), mas tal qual um Ubirajara (devidamente pintado) que recusará terno e gravata!!
Ademais, pelo que se vê, não temos nem mais força para um novo "impeachment"! Pois aí está uma série de CPI's! E...?!
  São baques, compadres! Vôos, e muitos vôos, e incontáveis quedas... O espelho quebrou-se, e tem-se refletido o Povo (morto) nas águas de algum rio, lago ou lama!!
  Por Deus, Lamarca, Prestes, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Lacerda... Onde estão?!
  Ah, já o delírio! E eu estava tão bem...
  Porém, para finalizar em grande estilo...:
 
"Militância
 
Mia mãe, não se grile:
Não só vou pro xilindró,
Mas desço pro Chile!"
 
Sim! E por enquanto, é só!!
 
a 23/01/06
Luciano Almeida
Enviado por Luciano Almeida em 14/09/2007
Código do texto: T651869

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Luciano Almeida
Teresina - Piauí - Brasil, 38 anos
957 textos (39684 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 04:18)
Luciano Almeida