É só um pontinho ...

 
Fim de ano, mais uma vez, e lá vem a ladainha dos coitadinhos do Ensino Médio que estão indo para forca. Não é a primeira vez, nem será a última.
Existe também aquele aluno que teve progresso considerável ao longo do ano que o professor procura recompensar. O começo foi um verdadeiro pesadelo. O aluno se esforça, o professor fica de olho e as notas começam a melhorar. Ao chegar no 3° Bimestre, as notas já melhoraram e o aluno está tranquilo. Como não dar aquele pontinho, até mesmo dois para passar direto!?  Na reunião do Conselho você fica sabendo das dificuldades daquele aluno em outras matérias  e como ele se superou. Todos os professores concordam em dar os pontos que faltam para o aluno passar porque ele mostrou comprometimento e esforço. Merece mesmo.
Mas aquele aluno que fica no fundão e faz da sua aula uma chacrinagem ... não consigo ser misericordiosa com ele. Ahhh,  sim. É sempre um ser do sexo masculino que busca marcar território e formar a turminha que tira sua paz. O moço está em comando e adora tudo isso. No começo do 4° Bimestre, já começa a sua peregrinação na sala dos professotes. É só um pontinho, não é mesmo? Quem vai negar um pontinho? Muita mesquinharia regular um pontinho. 
Pois é, a campanha do coitado parece não decolar. O jeito é apelar. Os pais comparecem e choram pitangas e rios de lágrimas que não querem secar.
Pergunto aos pais: Onde estavam no 1° Bimestre quando seu filho ficou com média 3,5?  Por que não vieram às reuniões da APM, os eventos, as atividades culturais ...?
Não consta participação do seu filho também. O mais interessado, não é mesmo, senhores pais? Sabiam que cada presença valia um ponto? Sim. Um ponto. Não um pontinho, mas um pontão. Os pais perdem totalmente o rebolado e confessam que não sabiam desse detalhe. Pois é. Deixe me ver ... um ... dois ... três ... Nossa ! Seu filho deixou de ganhar três pontos!
Os senhores têm mais alguma pergunta? Dúvida? Estou com tempo para esclarecer qualquer dúvida sua. Não? Diga  então ao  seu filho para estudar para o exame, ok? Ainda bem que não precisa estudar tanto porque é só um pontinho.
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 05/12/2018
Código do texto: T6519544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.