Uma tardinha como outra qualquer. Caminho até a praça central. Flores e árvores no esplendor da Primavera. Crianças brincando , pais tomando um chimarrão e batendo um gostoso papo de final do dia, após as atividades rotineiras.

O horário de verão, favorece. As tardes tornam-se mais longas, o sol desce mais tarde. Decorações natalinas dando um ar festivo ao ambiente. As pessoas mais alegres, saindo de um rigoroso clima aqui do sul, com excesso de chuva e frio. É chegado o momento de guardar os agasalhos e curtir o sol, tão necessário para a saúde.

Quase final de ano letivo. Alunos em provas, preparando-se para as férias de verão. Professores atarefados e cansados, aguardando ansiosamente pelo recesso escolar.

É tempo de paz , de perdoar quem nos ofendeu, de unir as forças, de reunir os amigos num café da tarde e reavivar a amizade, tão importante nos dias atuais, considerando que os meios de comunicação, diga-se internet, dificultam a vivência pessoal entre vizinhos e amigos. É mais fácil falar sem sair de casa. Mas, os amigos são necessários. Nos meus tempos de criança, os vizinhos reuniam-se em casa, para um jogo de canastra, acompanhado de um jantarzinho e o papo rolava por horas. Era a hora de por o papo da semana em dia. Famílias enormes, crianças educadas, as fartas mesas com todos os integrantes ao redor.

Hoje as famílias são menores, as circunstâncias mudaram, a situação econômica, o nível de vida, o conforto pessoal, a educação, a saúde, são tantos os encargos, que impedem a vida tranquila de outrora.
Reserva-se os finais de semana para o descanso, visitar as áreas de lazer próximas à casa e conviver com a família.

O sol vai descendo no horizonte. Os pássaros procuram seus ninhos, todos se recolhem.

                          (lumah)




 

 

 

lumah
Enviado por lumah em 07/12/2018
Reeditado em 28/12/2022
Código do texto: T6521499
Classificação de conteúdo: seguro