UM BELO PRESENTE DE NATAL

Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor.

É muito gostoso quando recebemos um belo presente de Natal,ainda mais sendo um presente que faz bem para nossa alma...

Osculos e amplexos,

Marcial

UM BELO PRESENTE DE NATAL

Marcial Salaverry

Ontem recebi um belo presente de Natal antecipado. Em rápidas pinceladas, vou explicar o porque de considerar o ocorrido como um autêntico presente de Natal, uma vez que mais ou menos nesta mesma época no ano passado, encontrei casualmente um velho conhecido, que houvera perdido a esposa poucos meses atrás, vítima de câncer.

Ele estava "pra baixo", na verdadeira acepção da palavra. Desolado, arrastava-se pela rua, ao invés de caminhar. Sentindo seu desânimo, procurei iniciar um bate papo. Ele queixava-se da vida, de Deus, de tudo. Dizia que não conseguia tirar da cabeça o sofrimento que a doença causara em sua amada esposa. Estava realmente arrasado. Permiti-me dar uma sugestão. Como ele aceitou, principiei dizendo que achava que, ao invés de ficar relembrando os meses de sofrimento, que procurasse mudar o pensamento, e assim, sempre que essa nuvens negras viessem toldar-lhe as idéias, que ele procurasse desviar o pensamento, procurando sempre se lembrar, isto sim, dos momentos felizes que tiveram juntos, e foram tantos, que poderiam perfeitamente mudar o rumo de suas idéias. Que procurasse fazer, embora sozinho, as coisas que gostavam de fazer juntos. Sem dúvida as boas lembranças iriam fazê-lo sentir a presença querida ao lado. Enfim, que procurasse sempre se lembrar das coisas boas passadas juntos, procurando as alegrias e nunca as tristezas.

Ele me olhou fixamente, e disse que, com certeza iria tentar, pois eu fora a primeira pessoa que não dissera a ele para que se esquecesse da esposa, como se isso fosse possível, como se fosse possível varrer das lembranças quem muito amamos. É realmente impossível.

Como disse no começo, só ontem é que voltei a encontrá-lo, e tive o grande prazer de ver em seus olhos o brilho de antigamente. E foi aí que ganhei meu presente de Natal, pois ele me disse que havia "encaixado" minha sugestão e começara a mudar o rumo dos pensamentos, e assim, no almoço oferecido para combinar o Natal, quando os filhos e netos chegaram à sua casa, esperando encontrá-lo arrasado, ele os surpreendeu, com a casa toda decorada, como ele e a esposa sempre houveram feito. Recebeu os filhos com muita serenidade, e disse que iriam ter um Natal "como os de antigamente", cheio de recordações alegres de momentos felizes. Disse, inclusive, que no consenso geral, seria, como foi, "o melhor Natal de todos", e ele enfim, recomeçou a viver. E agora, está aproveitando bem o convívio com a família, e ao rever os albuns de fotos, ao invés de lágrimas, todos sorriem, lembrando as alegrias vividas... E os planos para este Natal são como os antigos...

Então amigos, foi ou não um ENORME presente de Natal antecipado que recebi?

Saber que colaborei para o reviver de um amigo, deixou meu coração enorme, e dessa maneira, só posso agradecer ao Amigão o fato de ter colocado as palavras certas no momento certo e, principalmente, o fato desse meu amigo ter entendido o sentido dessas palavras, e assim, realmente, ganhei um baita presente de Natal.

Certamente para isso servem as boas recordações dos momentos bem vividos, para nos mostrar que a vida tem muitas alegrias, e é nelas que nos devemos apoiar quando alguma tristeza começar a toldar nossa mente, propiciando assim, uma bela sequencia de LINDOS DIAS...

Este texto foi escrito em 30/11/2006. Reedito agora, como homenagem a esse meu amigo, que partiu ao encontro de seu amor.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 09/12/2018
Código do texto: T6522639
Classificação de conteúdo: seguro