Crônica Lima Barreto e a Verdade

Eu gostaria que o meu leitor lesse o nosso Lima Barreto e sobretudo a República dos Bruzundangas para você conhecer o Brasil de ontem como pouco mudou deste Brasil atual. Lima Barreto não foi aceito na República das Letras porque mostrou o Brasil do seu tempo, os maus artistas e falsa intelectualidade e os doutores cheios de empáfia e as toscas benesses ou para ficar mais claro as chamadas sinecuras do seu tempo. O mulato Lima Barreto tinha caráter por toda corja de políticos da sua época e hoje não seria diferente. Veja meu caro leitor como o povo brasileiro é mesmo autêntico no assunto político tanto é verdade que elege um sujeito analfabeto, despreparado e quase louco. O nosso povo entende mesmo de política como ninguém. Lima tinha ou não tinha razão no que ele disse dessa gente tão autentica como é o nosso povo? Lima não tinha como agradar a ninguém com os seus escritos irônicos e sublimes. O autor de Bagatelas meteu a língua numa elite intocável que ainda vive das sinecura ganhando muito bem para não fazer nada. De todos nossos escritores nenhum escreveu com tanta ironia e verdade pura como este mulato pobre mas honesto. Se nós traçarmos um paralelo entre Lima Barreto e Machado de Assis iremos encontrar uma distância enorme no perfil literário de ambos. Machado amava as coisas bonitas da vida galante, e Lima expunha as chagas da miséria brasileira aos olhos de todos nós.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 13/12/2018
Código do texto: T6526118
Classificação de conteúdo: seguro