O caminho depois do buraco

Olhou para trás como se estivesse compreendendo os processos que aconteceram para que chegasse naquele ponto da estrada.

Visualizou em lembrança mais uma vez o buraco onde caiu há dois anos. O buraco fundo, escuro, apertado e frio. Caiu e permaneceu por lá por um longo periodo, aceitando a sua agoniada condição. Presa, sem saida e quase morta.

Lembrou que depois de um tempo que aceitou sua condição lá no buraco, passou a o observar de maneira mais simpática, a ponto de se perceber procurando o possivel lado bom de estar lá.

Com o passar dos dias foi rasgando a roupa, trançando em forma de corda. Enquanto trançava, buscava na memória, as imagens do lado de fora do buraco e fazia disso combustivel para suportar a fome e o frio.

Com a corda terminada, jogava para cima, para que enrolasse em um galho que estava seguro a uma pedra, na beira do buraco. Varias tentativas e muitas desistências. Passava vários dias aceitando sua condição e não desejando mudá-la. E em outros voltava a jogar a corda para cima do buraco como se sua vida dependesse disso.

Enfim conseguiu, saiu com muita dificuldade de dentro do buraco.

Lembrava do momento exato e sentia seu corpo estremecer, como se tivesse acontecendo de novo.

Lembrou das cenas seguintes de quando saiu. E viu que por muito tempo ainda a sua mente esteve presa lá. Compreendeu.

Nos dias seguintes mesmo que devagar ia tentando se afastar do caminho que levava para onde esteve presa. Desviando dos lugares escorregadios e molhados.

Ia tentando dar passos firmes, mesmo que cansada. Foi decorando o caminho, para reconhece-lo caso voltasse.

Foi reparando nos desvios e nas curvas parecidas com as das estradas da região de onde caiu.

Foi se afastando cada vez mais de lá. E escolhendo o caminho por onde seus pés poderiam pisar sem medo.

Voltou algumas vezes por entra em becos errados. Recomeçou e recontou os passos diversas vezes.

Hoje sabe qual é exatamente a estrada que a leva até o buraco. Sabe se distanciar dele também.

O caminho de hoje é bem estudado e os passos são contados.

O buraco ensinou a construir caminhos.