TRANSPORTE NO BRASIL: MARÍTIMO E FLUVIAL, E EM FERROVIAS TAMBÉM_

64699

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019.

E aproveitando a aragem que anda rolando no país com um governo novo, abordarei um assunto ao qual este deveria dar, também, grande prioridade. É sobre o transporte no país. Porque há um abuso, de certa forma, em usar as rodovias e caminhões para se transportar quase que a totalidade das mercadorias e

produtos que o país produz.

E isso já foi discutido por muita gente. Do contra e a favor. E eu me coloco nesse primeiro grupo, porque entendo que existem outras alternativas que podem, sim, atender às necessidades desses deslocamentos, não com tanta exclusividade pelas rodovias do país, que são, em grande parte, de situações ruins, principalmente aquelas que atendem parte do Nordeste e grande parte da região Norte.

Daí que seria bom esse novo governo centrar esforços em investir nas ferrovias e na cabotagem. Esta marítima, mas as fluviais poderiam ser incluídas nesse processo, porque o país possui rios compridos e caudalosos, suficientemente para favorecer tal tipo de deslocamentos e serviços.

Mas é sabido que existem movimentações que buscam tal monopólio através das rodovias e das carretas. E por abuso e exagero nos limites de cargas, sabemos muito bem o que acontece com as estradas, que acabam sofrendo desgastes profundos, dificultando a vida dos motoristas, bem como o desgaste excessivo dos caminhões e carretas.

O país, através da maior parte da população, que escolheu o sr. Bolsonaro, pretende vê-lo administrar com competência e muita capacidade. Mas revertendo o quadro de horror que as gestões petistas criaram e desenvolveram, abalando a estrutura e a conjuntura que haviam até então.

Mas a esperança se faz presente e retomada no espírito da maioria. E esta espera um verdadeiro sacudimento nessa nova gestão, que coloque o país de novo no eixo do desenvolvimento, crescimento e sucesso.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 11/01/2019
Reeditado em 11/01/2019
Código do texto: T6548141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.