A IMPORTANCIA DE UM DIÁLOGO

Um bom diálogo, que seja amigável, é muito melhor do que boa briga...

É melhor abraçar do que discutir...

Osculos e amplexos,

Marcial

A IMPORTANCIA DE UM DIÁLOGO

Marcial Salaverry

Na verdade, algo que não se pode discutir é o fato de que não existe nada melhor do que um diálogo amigo, e isso é algo que por vezes faz muita falta.

Podemos facilmente notar que coisas estranhas podem acontecer, e pessoas que tinham alguma amizade, de repente começam a brigar, e se for analisar, sem nem mesmo saber bem o porque da encrenca, apenas alguma divergência onde por falta de diálogo não se chega a um acordo...

Realmente é muito complexo esse tal de relacionamento humano, tanto, que chega a ser desumano. Aliás, é muito típico do ser humano não ser totalmente humano, e usar o tal do livre arbítrio apenas para criar polemicas, esquecendo-se da importância de um diálogo. Os animais agem mais civilizadamente, pois não brigam por questões de somenos importância.

Nessa hora, ao invés de brigar, de polemizar, porque não ter apenas um ligeiro bate papo entre amigos? Apenas uma ligeira troca de idéias, aquele sei-lá-o-que-é, nem que seja para desanuviar o ambiente. Afinal, não vale a pena esquentar a cabeça com a imbecilidade de muita gente que apenas pensa em guerras, em picuinhas, em coisas que só trazem a discórdia.

E o negócio é procurar a concórdia, a paz, a amizade. Então, vamos ao bate papo, que sempre pode reafirmar uma amizade, ao invés de desmanchá-la...

Durante algum tempo compartilhamos o sentimento mais nobre que existe: A AMIZADE, e assim, através do milagre da Internet, passamos de estranhos, que possivelmente sequer nos olharíamos, a amigos, trocando confidências e solidariedade. E sempre será bom cultivar essa amizade, algo que pode e deve ser mantido.

Espero que durante muito tempo ainda, possamos continuar a nos corresponder, trocando nossas mensagens plenas de amizade e carinho, apesar de alguns vírus por vezes se introduzirem, criando um certo mal-estar, que acaba incomodando um pouco, assim como certas quizilias que sempre conseguem abalar um pouco, ou as vezes muito, algumas amizades, que chegam até a virar inimizades, e para dizer a verdade, sabe-se lá porque foi que aconteceram.

Com esta mensagem, quero reafirmar nossos laços de amizade. Ainda mais que por vezes recebemos alguns desabafos que só são feitos para pessoas que merecem uma confiança especial. Sinceramente, sinto-me feliz quando isso acontece, pois é bom merecer tal prova de amizade. Bom que algumas amizades resistem a tudo.

A propósito, recebi um e-mail de uma pessoa amiga, queixando-se de que teria sido abandonada pelo cara lá de cima. Como se isso fosse possível. O mais certo, é o contrário, ou seja, nós o esquecermos, mas este é um pensamento que quase sempre nos vem à cabeça quando as coisas não correm como gostaríamos que corresse, e isso, nos leva a crer que estamos sendo abandonados à nossa própria sorte. E não é bem por aí.

Para dizer a verdade, quando isso me ocorre, eu costumo olhar as "pegadas na areia", para ver se o caso é a falta de ajuda do nosso Amigão, ou se está faltando alguma coisa que depende de um esforço maior ou melhor de minha parte, algo que depende mais ou menos de uma maior compreensão pelas coisas da vida.

Para tanto, temos que procurar interpretar as coisas de uma maneira mais realista.

Se temos um problema, temos que procurar solucioná-lo e nada melhor do que pensar e procurar manter a cabeça fria. Reclamações e lamentações não conduzem a nada.

Vamos procurar raciocinar, procurar saber o porque de certas atitudes que recriminamos. Se alguém fez algo que nos desagrada, ao invés de tomar satisfações, vamos tentar saber quais as suas razões para tal atitude. Dialogando, batendo um papo as coisas são melhor solucionadas do que abrindo uma discussão. Com um simples " por que?" poderemos ouvir o porque que nos explique os porquês da vida.

Só temos que saber sentir e saber conversar, manter sempre um papo amigo. Sem reclamações. Não é porque as coisas não são feitas conforme nosso desejo, significa que estejam erradas. O erro pode ser uma falha de nosso julgamento. Vamos dar uma chance à vida.

Temos apenas que saber ouvir, saber discernir, e, sobretudo, aprender a pensar antes de falar. Tanta coisa poderia ser evitada dentro dessa linha de conduta. Dialogar com discernimento, eis a solução.

Amigos, é isso aí... Agora, só me resta mandar a todos, AQUEEEEEEELE ABRAÇO AMIGO, desejando UM LINDO DIA.

E, para a pessoa que mandou aquele e-mail, um abraço mais especial, recomendando para que ela olhe bem as "marcas na areia". Se houver apenas um par de pegadas, não significa que esteja sendo abandonada, mas sim, está sendo carregada. Desça do colo, e AJUDE-O para que Ele possa ajudá-la.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/01/2019
Código do texto: T6548168
Classificação de conteúdo: seguro