Pequenas Vitórias

O ano de 2018 não foi um ano muito fácil para mim. Foi um ano de muitas derrotas consecutivas. No começo do ano me inscrevi para um intercâmbio no Canadá, iria estudar um semestre em uma Universidade de lá. Reuni todos os documentos, consegui uma boa nota no teste de nivelamento, escrevi minha carta de motivação. Tudo corria bem. Mas quando saiu a lista de selecionados meu nome não estava entre eles. Fiquei muito triste, isso era algo que eu realmente queria.

Nesse meio tempo me inscrevi para participar de um projeto de extensão como bolsista voluntário. Esse projeto atuava em escolas e eles estavam precisando de alguém da minha área de conhecimento para trabalhar ali. Seria uma ótima oportunidade de eu sair da inércia e trabalhar um pouco dentro da minha área. Alguns dias depois da entrevista, recebi um e-mail dizendo que fui selecionado para atuar junto ao projeto. Foi a primeira vitória do ano. Mas eu ainda me sentia mal, pois essa vitória não era grande o suficiente para compensar a minha primeira derrota.

Durante o ano tentei várias outras coisas: inscrever trabalho em Congresso, inscrever curta-metragem em festival de cinema, entrar em projeto de pesquisa. Em nada disso obtive sucesso. A cota de derrotas era muito maior que a de vitórias. Fui ficando deprimido. Senti que não era bom o bastante para conquistar o que queria conquistar.

Mas esse pensamento mudou quando o meu núcleo dentro do projeto de extensão inscreveu um artigo no Salão de Ensino e de Extensão da minha Universidade. Foi uma semana muito corrida, pois vimos que a data final era na semana posterior, e ainda não tínhamos começado. Foi muito trabalhoso, mas demos conta.

Um tempo depois, recebi um e-mail informando que o artigo foi laureado com o Prêmio Honra ao Mérito e que vai ser publicado em um e-book dessa edição do SEE. Minha primeira publicação acadêmica. Descobri mais tarde que para ser publicado, a nota do artigo tinha que ser maior ou igual a nove. Eram vinte e oito artigos inscritos. Apenas dois foram premiados.

A pequena vitória que eu tive no começo do ano me deu a oportunidade de conseguir a maior vitória acadêmica até agora. A pequena vitória que eu estava desmerecendo e não considerando efetivamente como uma vitória. As derrotas que eu tive, foram porque pessoas mais preparadas que eu competiram comigo. Isso deve servir de motivação para melhorar da próxima vez. E cada pequena vitória deve ser comemorada, porque cada conquista faz a diferença, as vezes até uma enorme diferença, que só no futuro você vai se dar conta disso.

Vitor Augusto Vogt
Enviado por Vitor Augusto Vogt em 12/01/2019
Código do texto: T6549472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.